Na cerimónia de apresentação do Geoscope de Fajão, onde estiveram representados os promotores do projeto e entidades como o Turismo de Portugal, Turismo do Centro, Comunidades Intermunicipais, autarcas, CCDR Centro e Universidades, foram definidas as linhas estratégicas deste projeto que pretende posicionar a região como um destino diferenciado e qualificado para o astroturismo e para a observação do céu noturno.
“Não somos os primeiros a olhar para o céu escuro, mas somos dos primeiros a olhá-los a partir da comunidade – comunidade científica, comunidade escolar, comunidade local – e isso pode posicionar a região Centro como um novo ecossistema para que devemos olhar como um ativo diferenciador e estratégico”, defendeu Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR.
Já o presidente do Município da Pampilhosa, Jorge Custódio defendeu a singularidade do projeto Geoscope e da estratégia starlight (céu escuro).
“Aproveitamos um valor e ativo científico para criar uma dinâmica e uma estratégia de desenvolvimento territorial, a partir da ciência. Convidamos as pessoas a virem ao território e olhar para o céu. Transformamos potencialidades em oportunidades, que agora devemos trabalhar como produto turístico capaz de atrair investimento e gerar riqueza para a comunidade.”
Entidades públicas e parceiros enalteceram a convergência, cooperação e potencial do projeto, numa cerimónia de inauguração que ficou ainda marcada pelas intervenções do designer do projeto, João Nunes (orientador criativo do projeto), do Presidente e do Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão e Jorge Brito, respetivamente, da Vice-Presidente da Turismo do Centro de Portugal, Anabela Freitas e da Diretora de Marketing e Mercados da Turismo de Portugal, Telma Gonçalves.
A estrutura é constituída por uma Dome, um lugar de observação e de conhecimento sensorial no alto do Fajão, e um Quiosque, um espaço de receção e acolhimento, localizado no centro da aldeia, que integra conteúdos teóricos e práticos, com modelos e realidade virtual e atividades lúdico-pedagógicas. O projeto conta ainda com a orientação científica do astrónomo José Matos e terá ainda associado um calendário de animação com sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astro fotografia e visitas guiadas, sempre sob reserva e inscrição prévia através da ADXTUR, do Geoscope e de operadores turísticos certificados. Os equipamentos de observação só poderão ser utilizados em visitas e observações organizadas e não estão disponíveis para o público em geral.
Há já programa de observação que pode agendar na plataforma de reservas BookinXisto nos seguinte links:
Canoagem Noturna - Viagem à Luz das Estrelas
Passeio Noturno - Viagem à Luz das Estrelas
O Quiosque estará aberto ao público a partir do dia 3 de julho com o seguinte horário:
- Quarta e Quinta-Feira - 16h00 / 22h00
- Sexta e Sábado - 16h00 / 00h00
- Domingo - 14h00/18h00
A dome – estrutura de observação é de entrada e acesso livre, mas caso não agende visita, convém levar o seu equipamento de observação ou então deslumbrar-se com o magnífico céu escuro do Fajão com o mais emocionante instrumento de observação da Humanidade, os seus olhos.
O novo equipamento dedicado ao astroturismo representa um investimento de 179.280 euros, comparticipado pela Linha Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e pelo Programa Interreg: Projeto Globaltur – Euroace, da União Europeia.