A Casa da Cultura de Figueiró dos Vinho recebe a apresentação pública do projeto GANHA – Gestão sustentável de Acácia spp: controlo natural e outras metodologias para a recuperação de Habitats em Áreas Classificadas, no dia 24 de setembro, pelas 14h30.
O projeto, iniciado no ano passado e com duração até 2020, prevê a realização de ações de gestão de plantas invasoras em 18 Áreas Classificadas cuja conservação está ameaçada, entre outros fatores, pela invasão por acácia-de-espigas, mimosa e/ou austrália.
Esta sessão contempla também a visita a uma parcela de intervenção e uma ação de campo de descasque de acácia promovida pela Universidade de Coimbra.
Financiado pelo POSEUR, o programa tem como beneficiários a Universidade de Coimbra, as Câmaras Municipais de Figueiró dos Vinhos e de Vagos e o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, contando, ainda, com a participação da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.
No concelho de Figueiró dos Vinhos, estão previstas ações de beneficiação e recuperação de habitats, numa área de cerca de 20 hectares, nomeadamente nos troços da Ribeira de Alge que atravessam as freguesias de Campelo e abrangem as povoações de Singral Cimeiro, Alge e Searas.