O Fundão é uma das novas 64 Cidades de Aprendizagem, anunciou o Fundo das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (UNESCO).
"Este é um selo mundial que reconhece as excelentes práticas que o município do Fundão e as instituições têm relativamente à aprendizagem ao longo da vida, desde as crianças até aos mais idosos. É também uma valorização daquilo que é a nossa cultura tradicional, sem perder a inovação", considerou o presidente da Câmara Municipal do Fundão, em declarações à agência Lusa.
Paulo Fernandes explica que a intergeracionalidade, a conexão entre a cultura tradicional e a inovação e a interculturalidade foram as três dimensões mais valorizadas na apreciação da candidatura, submetida em maio de 2023.
Para o autarca, este reconhecimento “vai dar um incentivo muito grande para aprofundarmos mais a nossas ofertas, para criarmos, de forma participada, com as pessoas, novas soluções". Por outro lado, espera que esta estratégia permita “criar mais valor social, económico, entre todos os atores do território", além de estimular a "aprender e partilhar".
O organismo responsável pela seleção das cidades justificou a escolha com a promoção, com êxito, da aprendizagem ao longo da vida das comunidades.
O Fundão junta-se assim a uma listagem que já inclui Câmara de Lobos, Mação, Cascais, Anadia, Lagoa (Açores), Praia da Vitória, Gondomar, Pampilhosa da Serra, Alcobaça, Setúbal, Cantanhede, Loures, Batalha, Ourém e Braga.
As novas cidades, distribuídas por 35 países, foram conhecidas durante o evento virtual "Empoderando Aprendizes de Todas as Idades: Cidades do Aprendizado da UNESCO Transformam Vidas", que decorreu no dia 14 de fevereiro.
A Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO é uma rede internacional composta por cidades que, envolvendo todos os setores de atividade, promovem a aprendizagem inclusiva e de qualidade, desde a educação básica até ao ensino superior. Por outro lado, procuram revitalizar a aprendizagem quer no seio familiar, quer no local de trabalho, procurando também incentivar o recurso às novas tecnologias.