O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, esteve em Oleiros, no dia 29 de maio, onde entregou as chaves das casas reabilitadas pelo organismo a que preside.
Este apoio está integrado na campanha de angariação de fundos "Tudo por Portugal", dinamizada pela FPF, cujas receitas foram aplicadas na reconstrução de 12 casas de primeira habitação nas zonas mais afetadas pelos incêndios de 2017, sendo duas delas localizadas no concelho de Oleiros.
Em declarações à FPF 360 Televisão, Fernando Gomes frisou que a entrega das chaves contribui para a renovação de memórias, procurando minimizar a tragédia dos incêndios.
O presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, lembrou que "estas casas não teriam a comparticipação de outros fundos”, enaltecendo, por isso, a ação da FPF.
Para o presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, ficou claro que "o futebol não é só multidões e milhões, é também amizade e solidariedade".
As famílias apoiadas foram identificadas pelas autarquias locais, e posteriormente selecionadas pela Federação, com a condição de as casas destruídas serem de primeira habitação e sem seguro, de modo que não poderiam ser alvo de apoio governamental para a sua reconstrução.
No total, foram aplicados mais de 720 mil euros, provenientes das receitas de bilheteira dos jogos particulares com os Estados Unidos e Arábia Saudita e através das linhas telefónicas do call center solidário instalado na Cidade do Futebol, bem como dos donativos feitos diretamente à FPF.