“'Fonte Grande' foi uma viagem às raízes (em todos os sentidos) feita com carinho, respeito e vontade de aprender, procurando o rigor possível, dadas as restrições de tempo e recursos disponíveis. O disco é acima de tudo um trabalho de criação e de procura (não de investigação) que pretende estabelecer um diálogo entre duas gerações de mulheres (a nossa e a das nossas avós), tendo a música tradicional como ponto de partida para perceber as coisas que mudaram para melhor, aquelas que ainda devem mudar e aquelas que eram importantes e, de alguma forma estão a ficar esquecidas”. É assim que María Villanueva, Vânia Couto, Yoshida Carvalho, Lucas de Centi e Sandra Pérez descrevem aquele que é o quarto álbum lançado no contexto do XJazz- Encontros do Jazz, e que resulta de uma residência artística realizada em julho de 2019, na Aldeia do Xisto de Barroca, localizada nas margens do rio Zêzere. O álbum pode ser adquirido e ouvido AQUI.
A história de Fonte Grande é a história do encontro feliz entre María Villanueva e Vânia Couto e da sua viagem conjunta em torno das raízes, onde a mulher ocupa um papel fundamental. A oportunidade de fixar coordenadas na viagem chegou em 2019, com o convite para uma residência artística na Barroca. Embora tivessem pensado num projeto envolvendo primordialmente as duas, explorando a química resultante dos seus primeiros encontros e as viagens de recolha na Galiza e no território das Aldeias do Xisto, o que é certo é que a residência foi feita com mais três músicos convidados que, a pouco e pouco, pela sua entrega, tornaram evidente que este era um trabalho colaborativo. Yoshida Carvalho (baixo elétrico), Lucas de Centi (vibrafone) e Sandra Pérez (percussão) desempenharam um papel fundamental no surgimento de um som de grupo que, respeitando o ponto de partida na música tradicional galega e portuguesa, se foi abrindo ao mundo, muito por influência dos arranjos de Maria Villanueva e da prestação dos elementos do grupo com formação jazzística.
"O lançamento deste 4.º disco dá-nos uma grande satisfação. 'Fonte Grande' éuma viagem emocional às raízes musicais das nossas aldeias e traz-nos uma sonoridade bela e singular, estimulada pela imersão e partilha entre artistas e pessoas. Este tem sido o principal objetivo da nossa parceria com o Jazz ao Centro Clube, que tantas criações e momentos únicos tem proporcionado", considera Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
O disco que agora se apresenta foi preparado em recolhas na Galiza e em Portugal. Em Ponteareas e Mondariz (perto da fronteira com Portugal), Maria e Vânia foram guiadas por Ilda Amoedo, gestora do Centro de Recuperación da Cultura Popular de Ponteareas, com sede no Castelo de Vila Sobroso. No território das Aldeias do Xisto, o auxílio de Leonor Narciso e das Adufeiras da Casa do Povo de Paúl foram fundamentais. Conta ainda com as participações especiais das Adufeiras da Casa do Povo do Paúl, Catarina Moura e Maria João.
Ficha técnica
TÍTULO
Fonte Grande
MARÍA VILLANUEVA (guitarra, voz)
VÂNIA COUTO (guitarra, voz)
LUCAS DE CENTI (vibrafone, sintetizador)
SANDRA PÉREZ (percussão)
YOSHIDA CARVALHO (baixo elétrico)
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Adufeiras da Casa do Povo do Paúl (faixa 4)
Catarina Moura (faixa 6)
Maria João (faixa 11)
TEMAS
1. Canção da Roda (Tradicional)
2. Desenrola o teu cabelo (Tradicional)
3. Vindimas (Tradicional)
4. Farrapeira (Tradicional)
Participação das Adufeiras da Casa do Povo de Paúl
5. Jota de san Xusto (Tradicional)
6. Muiñeira de Mondariz e Meder (Tradicional)
Participação de Catarina Moura
7. Mazurca das Cortellas (Tradicional)
8. Cantar à meia noite dos Açores/Cantigueiras da Galiza (Tradicional)
9. No soy de aquí ni de allá (María Villanueva)
10. Caixa de sapatos (Vânia Couto)
11. Canción de bañar la luna/Canções de embalar (M. Elena Walsh)
Participação de Maria João
GRAVAÇÃO
Estúdios Homem do Saco (Fundão), de 29 de Julho a 2 de agosto de 2019
Arranjos de María Villanueva, com exceção de “Cantar à meia noite” e “Canción de bañar la luna”, arranjadas por Vânia Couto e María Villanueva
ARRANJOS DE PERCUSSÃO
Lucas de Centi e Sandra Pérez
TEMAS ORIGINAIS
“No soy de aquí ni de allá”, de María Villanueva
“Caixa de sapatos”, de Vânia Couto
CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO
Francisco Gaspar e José Martins
MISTURA E MASTERIZAÇÃO
Francisco Gaspar
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Jazz ao Centro Clube
DESIGN GRÁFICO
Joana Monteiro
ILUSTRAÇÃO
Teresa Amaral AKA Mulher Bala