O filme promocional “A Um Palmo do Céu”, que promove o céu noturno dos concelhos de Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, enquanto produto turístico, foi distinguido com o prémio “ouro” na categoria “Viagens e Turismo”, nos conceituados “Telly Awards”, em Nova Iorque.
Com criatividade e produção da Lobby Films and Advertising, e realização de Telmo Martins, “A Um Palmo do Céu” é um convite a “ir ao céu sem tirar os pés da terra”, que explora o lado emocional da nossa relação com os fenómenos astronómicos, que nestes territórios se deixam avistar de forma clara e imaculada, graças aos baixos índices de poluição luminosa.
O concelho de Pampilhosa da Serra é um dos melhores sítios do mundo para a observação do céu noturno, localizando-se no epicentro da certificação internacional do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, sendo que o projeto “A Um Palmo do Céu”, liderado pela Autarquia, é uma das várias ações já dinamizadas para promover um ativo que, entre a ciência e a imaginação, tem vindo a ganhar notoriedade e a despertar o interesse de turistas, empresas e investigadores.
O filme “A Um Palmo do Céu” agrega muitos dos sentimentos que a experiência de contemplar este céu imaculado desperta - serenidade, paz, descoberta, mistério, amor e reflexão -, e desde o princípio do ano tem estado em destaque nos principais festivais internacionais de cinema, em categorias de turismo.
Ao ouro conquistado no 44.º Telly Awards, um festival que já premiou “gigantes” como a Microsoft, HBO, Fox, Netflix, National Geographic Society entre outros, somam-se outras distinções como “Platina” nos Muse Awards, em Nova Iorque, “Bronze” no New York Festivals, ou “Prata”, no Festival Mundial de Filmes de Turismo do Japão, num total de sete prémios arrecadados até à data.