O Natal é, por excelência, a época da família e, acreditamos, uma das alturas do ano que mais alegria traz aos mais novos. Mais do que muitos presentes, as experiências transformam-se em memórias quentinhas. Um pouco por todo o território a esperança acende-se nos madeiros, nos cepos, nas fogueiras. Da Lousã ao Açor, passando pelo Tejo-Ocreza e pelo Zêzere, conheça os programas imperdíveis a pensar neste público tão especial e faça uma criança feliz!
Serra da Lousã
A magia da quadra natalícia chega com força às montanhas da Serra da Lousã. No Natal do Xisto, a decorrer em Aigra Nova, concelho de Góis, pode ouvir contos de Natal, fazer pinturas faciais e deliciar-se com as tradicionais filhós e chá. Deixe-se levar pelo brilho da iluminação da Aldeia até ao acender do tradicional cepo natalício. Venha em família ou com os amigos e fique por mais tempo, nos alojamentos sugeridos, para poder visitar o Ecomuseu das Tradições do Xisto e apadrinhar uma árvore na Maternidade das Árvores da Aldeia. Na sede de concelho, vai cruzar-se com a iniciativa Retratos de Natal.
O espírito festivo e as luzes de Natal invadem também a Aldeia do Xisto do Candal, Lousã, até 5 de janeiro. No dia 22 de dezembro, os mais novos têm direito a programação especial, com uma peça de teatro e a sempre desejada chegada do Pai Natal. Se ainda está à procura dos últimos presentes, entre na Loja das Aldeias do Xisto. Não parta sem apreciar as iguarias do restaurante Sabores da Aldeia. O Município da Lousã preparou também várias iniciativas. Pode consultar os alojamentos disponíveis AQUI.
Aproveite a viagem para visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã , no vizinho concelho de Miranda do Corvo, onde encontra várias propostas de atividades lúdicas. Antes de partir, prove as iguarias do Museu da Chanfana. Também por estes lados, a encantadora Aldeia do Xisto de Gondramaz é de visita obrigatória. Passeie pelo Caminho do Xisto Acessível e aprecie as esculturas de pedra alojadas nas paredes. O Museu Tanoaria, o Museu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico são também opções que pode incluir no seu roteiro. Eis os alojamentos disponíveis nas redondezas.
Siga até à aldeia de Casal de São Simão e delicie-se com as especialidades do restaurante Varanda do Casal, onde pode desfrutar de uma vista inesquecível. O Natal da Fantasia, em Figueiró dos Vinhos, está cheio de propostas capazes de agradar a miúdos e graúdos. Já na vizinha Ferraria de São João testemunhe a tradição com uma visita aos currais comunitários. Se tiver tempo, marque um workshop de pão em forno a lenha ou queijo fresco. Bem perto, pode visitar o Penela Presépio e fazer uma pausa gastronómica no restaurante D. Sesnando. Para o caso de decidir ficar por mais tempo, aqui estão os melhores alojamentos em Figueiró dos Vinhos e Penela.
Serra do Açor
A Casa do S e o Largo Alfredo Durante, em Aldeia das Dez, recebem diferentes produtores/artesãos para dar a conhecer os saberes e sabores tradicionais da região. A iniciativa acontece até 5 de janeiro, aos fins de semana. No dia 28 de dezembro, a Aldeia volta a receber a iniciativa Ciclo pelas Igrejas, com um espetáculo pela Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez. Veja onde ficar e aqueça-se com o tradicional Cepo de Natal, na noite de 24 de dezembro. Em Oliveira do Hospital, são também várias as atividades em curso.
A Casa do Saber Fazer, na Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel, oferece, ao longo de todo o ano vários workshops. Pode aprender a fazer rodilhas, as tradicionais picas ou vassouras de giestas, atividades perfeitas para fazer em família.
O Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão, recentemente inaugurado, é também uma boa opção para momentos em família. Há jogos lúdico-pedagógicos e conteúdos em realidade virtual que ajudam a saber mais sobre a relação entre o céu e a terra. Já que aqui está, complete o programa com uma visita ao Natal Serrano, em Pampilhosa da Serra. Ese já está a pensar na passagem de ano, vale a pena conhecer a proposta do Museu Monsenhor Nunes Pereira, que combina o encantamento das tradições locais com o fascínio do cosmos. Conheça aqui os alojamentos disponíveis na região.
Tejo-Ocreza e Zêzere
Das serras passamos para os rios. Comece por explorar as exposições interativas ou participar no Ciência à La Carte do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova. A partir daqui, são imensas as possibilidades ao seu alcance. Pode seguir em direção à Aldeia do Xisto da Figueira, para uma refeição repleta de sabores autênticos no restaurante Ti’ Augusta, assistir aos Concertos de Natal e explorar o Mercado dos Sabores de Natal, em Proença-a-Nova. Na Sertã, junte-se ao Espírito de Natale delicie-se com os pratos regionais dos restaurantes Santo Amaro e Ponte Velha. Em Vila de Rei, Pedrógão Grande, Castelo Branco, no Fundão ou na Covilhã encontra também muito para ver, fazer, provar e sentir. Consulte AQUI a programação completa e saiba quais são os alojamentos disponíveis noTejo-Ocreza e no Zêzere.
Se precisar de mais sugestões ou outras informações, estamos aqui para o ajudar e sugerir um programa inesquecível nas Aldeias do Xisto.