A Escuela de Engenerias Industriales de Extremadura, instalou, a 28 de outubro, na Aldeia do Xisto de Fajão, um fotómetro, que mede o brilho e a transparência do céu, ao abrigo do projeto Globaltur_Euroace, que se desenrola dentro do POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, dinamizado em parceria com a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto.
Segundo explicou Juan Félix Gonzalez, Professor da Escuela de Engenerias Industriales de Extremadura, este aparelho “mede a temperatura da abóbada celeste”, sendo esta “uma forma de determinar variáveis” que permitam ter uma “previsão de como vai estar o céu” e se há ou não condições adequadas para a observação dos fenómenos astronómicos.
O projeto Globaltur_Euroace apoia o desenvolvimento económico através dos recursos turísticos e da cooperação transfronteiriça na EUROACE, com o intuito de revitalizar e desenvolver as zonas rurais de forma sustentável, aproveitando os recursos endógenos. Espera-se que o projeto contribua para a afirmação da EUROACE - Euro Região Alentejo, Centro e Extremadura como destino internacional conjunto, posicionando-a como um destino científico e turístico de eleição para a observação do céu estrelado.
O fotómetro vai ainda enriquecer o extenso trabalho técnico e científico do domínio das ciências do espaço e da astronomia já realizado no território, que tem epicentro no Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra, infraestrutura integrada na rede europeia e mundial de monitorização do espaço que está localizada na aldeia de Porto da Balsa.