Notícias

"É de um circuito destes que precisávamos em Portugal"

21 mai 2017
"É de um circuito destes que precisávamos em Portugal"
notícias
Entrevistas a alguns dos participantes da 1º etapa do Achigã Challenge 2017 - 1º Circuito de Pesca das Aldeias do Xisto - 20 de maio, Álvaro (Oleiros).

Eduardo Fouto e Joaquim Moio, nomes sonantes da pesca a nível nacional e internacional foram alguns dos pescadores com quem falámos no final da prova e que enalteceram a qualidade do circuito e das águas do Cabril.

Joaquim Moio
3 exemplares

A prova não me correu muito bem, só pesquei 3 exemplares. Não sou um conhecedor a fundo nem tive oportunidade de me preparar para esta prova como desejava. No entanto, esta é uma massa de água execelente e provou mais uma vez que se podem fazer grandes pescas. Mesmo não havendo peixe para algumas equipas, o que conta são as outras pescas que aparecem e aí é que se nota quem é que está a pescar da forma correta.

Já conhecia esta massa de água de outras provas em que participei. O circuito é novidade este ano e acho que é de louvar, é disto que precisávamos em Portugal: é um circuito bem organizado, com prémios importantes para os atletas e um bem receber como vocês estão a proprocionar que resulta nesta execelente afluência que aqui está.

As principais diferenças que se fazem sentir nesta massa de água é que é super cristalina e funda, não gosta de muitas mexidas por parte das embarcações porque o peixes criam logo mais profundidade.

Tenho excelente expectativas para o resto do circuito, não é porque uma prova me corre menos bem que vou atirar a toalha ao chão.

Eduardo Fouto | Pedro Rodrigues
(Ex- bicampeão nacional, Campeão do Mundo 2017)
5 exemplares - 6,280 Kg

A prova correu muito bem, era o que etávamos à espera, mas queríamos ter ficado em primeiro e por enquanto só estamos em segundo. Já ganhei este circuito há três anos e para mim é o melhor a nível nacional: uma excelente organização, malta acolhedora, não há igual no país, para mim é o top.

Cada massa de água tem a sua técnica e esta é aquela onde eu mais gosto de pescar, adapto-me bastante bem. Ironicamente, a primeira vez que pesquei aqui gradei, depois vim tentar perceber porquê e continuei a insistir até que comecei a perceber a lógica dos peixes nesta barragem... não vou dizer porque é segredo (risos).

Pedro Campos e e Nuno Melo
5 exemplares - 4,520 Kg

Deentro das possibilidades a prova até correu bem. Para quem veio cá treinar só duas ou três vezes, conseguimos ter contacto com os peixes, foi mais ou menos parecido com os treinos e, apesar de não termos conseguido tantos peixes como nos treinos, até ver, deu para estar nos primeiros cinco lugares da tabela.

Vamos fazer o circuito todo e, pela experiência de anos anteriores, normalmente ficamos sempre na primeira metade da tabela. Este ano esperamos conseguir o mesmo, ficar nos 10 primeiros é o nosso objetivo. Somos de Abrantes, por isso conhecemos este sítios, vimos cá com alguma regularidade. Este ano não conseguimos vir tantas vezes como desejaríamos mas, à semelhança de anos anteriores, sabíamos mais ou menos como e onde pescar, porém não conseguimos trocar um peixe mais pequeno, senão de certeza que teríamos feito uma classificação melhor... mas ainda falta mais provas, por isso dá para recuperar.

Aquilo que eu noto é que a água é muito clara na maior parte da barragem, o que obriga a pescar fundo. Do Alqueva para cima as barragens são fundas, a água é transparente. O Alqueva tem uma água mais escura e mais baixa, o que permite pescar mais junto à margem. Neste caso, como a água é muito transparente, normalmente com visibilidade até 10 metros de profundidade, temos de pescar longe da margem e bastante fundo, daí as características mais exigentes desta barragem, nem toda a gente está habituada, obriga a treinar mais e a ter mais sensibilidade.

Bruno Vaz e Pedro Vaz
5 exemplares - 2,170 Kg

A prova correu bem, nos treinos foi um bocadinho melhor mas na prova é sempre diferente. É a primeira vez que estamos a participar na pesca embarcada e num circuito deste género, por isso tudo nesta experiência é novo, mas o que conta é o convívio.

Conhecemos esta zona desde que começámos a treina e isto é lindo, a água limpa, tudo espetacular e excelente para a prática da pesca. 

Vamos fazer o circuito todo e este ano, como é o primeiro, a expectiva é só participar e que tudo corra bem.

Nuno Cabrita
5 exemplares

Pessoalmente não me correu bem, mas para a equipa foi bom porque o meu parceiro apanhou 5 peixes, por isso conseguimos atingir o limite.

Já conhecia esta prova, esta é a quarta a que venho, acho que se têm vindo a superar ano após ano, o que só enaltece o nosso desporto.

Aqui nestas águas costumamos ter bons resultados porque apostamos mais numa pesca de fundo e conseguimos boas capturas. Normalmente, mesmo quando os dias estão difíceis - e há muitos dias difíceis nesta barragem - conseguimos ter bons resultados. Isso deve-se a uma boa leitura das condições e apostar na técnica correta na altura certa.

Agostinho Almeida | F. Almeida
0 exemplares


A prova correu um bocado mal. Não démos bem com os peixes e não acertámos com os sítios. Mas vamos fazer o circuito todo e a expectativa é que corra melhor, pelo menos ganhar a prova do meu concelho, a Pampilhosa da Serra, que é já no próximo dia 17 de junho.

próximos eventos

evento
Figueiró na senda das tradições
Figueiró na senda das tradições
15 out 2024 - 30 nov 2024, 10:00
Figueiró dos Vinhos
evento
Árvore de Natal Comunitária
Árvore de Natal Comunitária
30 out 2024 - 21 nov 2024, 10:00
evento
Exposição As Cores do Xisto
Exposição As Cores do Xisto
09 nov 2024 - 30 nov 2024, 10:00
Talasnal
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas: Olhar a Brama
Doze Meses, Doze Caminhadas: Olhar a Brama
10 nov 2024 - 01 dez 2024, 09:00
evento
Feira do Mel e da Castanha
Feira do Mel e da Castanha
22 nov 2024 - 24 nov 2024, 18:00
Lousã
evento
A VER Figueiró dos Vinhos: Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos
A VER Figueiró dos Vinhos: Tradições Populares, Costumes e Eventos Festivos
23 nov 2024 - 12 jan 2025, 11:00
Figueiró dos Vinhos
evento
BioEconomia do Pinhal-Bravo
BioEconomia do Pinhal-Bravo
23 nov 2024, 14:30
Proença-a-Nova
evento
Caminhada de São Martinho
Caminhada de São Martinho
24 nov 2024, 08:30
Lousã
evento
À Descoberta dos Aromas e das Cores do Azeite
À Descoberta dos Aromas e das Cores do Azeite
26 nov 2024, 09:30
Proença-a-Nova