Arganil está prestes a transformar-se no epicentro do trail running, ao acolher 1700 atletas de 21 países para a maior edição de sempre do Desafio Picos do Açor, a decorrer nos dias 14 e 15 de dezembro. Esta competição, que percorre os trilhos desafiantes da Serra do Açor, é uma celebração do desporto e da natureza, colocando o concelho no radar dos principais eventos internacionais da modalidade.
Integrado no Circuito Nacional de Trail, o Desafio Picos do Açor é composto por quatro provas principais e uma caminhada, todas realizadas no dia 15 de dezembro: a prova rainha de 32km, outras duas de 18km e 13km, e a Caminhada do Açor, com 13km. O dia anterior será dedicado aos mais novos, com o Açor Trail Kids.
Na apresentação da prova, realizada a 1 de dezembro, no Centro de Atividades de Natureza de André Rodrigues, em Folques, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, evidenciou a excelência da organização e a singularidade da oferta que o concelho proporciona em termos de trilhos e paisagens naturais. “Este evento é já uma referência no calendário nacional da modalidade e reforça o posicionamento de Arganil como um destino de excelência para o trail running e para o turismo de natureza”, sublinhou.
A prova, organizada pela Evolução Vertical, percorre trilhos centenários que ligam aldeias da Serra do Açor, como Valbona, Torrozelas, Monte Redondo, Salgueiro e Nogueira, até à desafiante subida ao posto de vigia. O ponto de partida e de chegada será a antiga Cerâmica Arganilense, prometendo momentos marcantes para os participantes e um espetáculo envolvente para os espetadores.
Luís Paulo Costa reforçou, ainda, o papel dinamizador do evento na economia local. “O Desafio Picos do Açor beneficia diretamente a restauração, o alojamento e o comércio, além de promover a nossa hospitalidade e o melhor que o nosso território tem para oferecer”, considerou.