Lola Tabares, consultora externa da Organização Mundial do Turismo (OMT), visitou a Aldeia do Xisto de Ferraria de São João, no Município de Penela, no contexto do Upgrade Programme da Best Tourism Villages. E disse-nos que vai daqui com "a aldeia no coração", por tudo o que viu e fez. E fez mesmo muito, desde pão, ordenha, queijo, plantar uma árvore, pedalar... Mas o que mais a marcou foi as pessoas que conheceu e o que com elas viveu em três dias.
Foi no final de 2022 que Ferraria de São João foi selecionada para integrar este programa, no âmbito da segunda edição da iniciativa Best Tourism Villages, promovida pela OMT. O projeto Aldeia Viva e a implementação da Zona de Proteção da Aldeia, na sequência dos incêndios de 2017, foram os elementos que motivaram esta distinção. O capril comunitário, a inclusão de mulheres e pessoas de diferentes idades, bem como a aposta na criação de emprego foram também aspetos considerados pelos especialistas que avaliaram as candidaturas.
Válido por três anos, o selo Best Tourism Village distingue os melhores destinos rurais a nível mundial, promovendo o papel transformador do turismo nestes territórios através de estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Além de valorizar o território rural e as suas comunidades, a iniciativa da OMT pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional.