Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo, Álvaro, Fajão, Talasnal e Candal foram o cenário para a visita de uma comitiva da CISCO, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, às Aldeias do Xisto. De 25 a 27 de outubro, o grupo de trabalho debruçou-se sobre as necessidades do território, partilhou ideias e motivações, de modo a identificar e definir algumas soluções e caminhos a percorrer.
“As Aldeias do Xisto têm procurado criar mais e melhores condições de vida para os habitantes do território. Em simultâneo, têm trabalhado para atrair novos públicos que aqui queiram viver e trabalhar. Perante o contexto atual do território e os desafios de futuro que se lhe colocam, o recurso a soluções tecnológicas, nomeadamente para a digitalização de alguns serviços de proximidade, podem aumentar os níveis de bem-estar da população. É, por isso, importante procurarmos soluções que respondam às nossas necessidades”, explicou o coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Bruno Ramos.
"Explorar sinergias e perceber qual o contributo que, no plano tecnológico, a CISCO pode assumir na execução do Plano Estratégico para as Aldeias do Xisto e também no PRPI – Programa de Revitalização do Pinhal Interior" foram, segundo o gestor nacional de Operações da Cisco, Nuno Guarda, os principais propósitos desta iniciativa.