A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, recebe entre os dias 19 e 22 de julho, o primeiro de três seminários a decorrer no âmbito do Projeto Entre Serras – Europa Criativa, que conta com a parceria da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Subordinado ao tema “Arte, Paisagem e Turismo Sustentável”, o evento engloba mostras de vários trabalhos, residências artísticas, refletindo sobre a paisagem, o património natural e o turismo sustentável, conforme explicou Fábio Ramalho, coordenador da Fábrica da Criatividade. Em paralelo, o evento acolhe o encontro entre todos os parceiros do projeto, que vão “partilhar a informação daquilo que se tem feito nos territórios envolvidos".
O seminário inclui quatro mesas temáticas, intervaladas por momentos informais de convívio entre oradores e público, estimulando-se a partilha de ideias e reflexão sobre os vários temas em discussão.
“Um território peculiar”
Durante a apresentação do evento, que decorreu a 23 de abril, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, João Abreu, do Instituto Politécnico de Lisboa, líder do projeto, realçou a importância da ligação entre públicos e paisagem e entre público e território. “É importante que se perceba que Portugal é um território muito especial e peculiar do ponto de vista da paisagem”, sendo possível “uma passagem pelo mundo sem sairmos do país”, considerou. "Para nós sempre foi muito importante o olhar dos artistas. Sempre tiveram a capacidade de olhar de uma maneira diferente, desarrumar ideias e fazer novas leituras e reflexões", acrescentou.
Já Carlos Casteleira, coordenador do PES, explicou que o foco inicial passa por convidar artistas para virem interagir com o território e transformar essa interação, de uma forma simbólica, numa produção artística, um produto.
Imersão no território e nas comunidades
É precisamente devido a esta perspetiva de imersão que a colaboração entre o PES e as Aldeias do Xisto é já antiga, como salientou Andreia Gonçalves, da ADXTUR. "A paisagem é um dos elementos mais marcantes do território. Ao longo dos anos, temos vindo desenvolver várias ações que estimulam a compreensão da paisagem, de novas formas de a vivermos e com ela interagirmos”, referiu. O projeto Pirilampos, o workshop de fotografia “Vendo para crer, revendo para criar” ou o “Laboratório da Paisagem” são alguns exemplos. Já no âmbito do Europa Criativa, as Aldeias do Xisto acolheram, em julho de 2023, a residência artística Astronomia e, em julho de 2024, acolhem Erik Samakh para a residência “Stones”, a decorrer em Cunqueiros, Proença-a-Nova.
“Entendemos a arte como um elemento valorizador e que pode contribuir fortemente para o desenvolvimento territorial e turístico. Por isso, o acolhimento artístico e o convite à imersão no território e nas comunidades que o habitam são uma aposta forte e frequente das Aldeias do Xisto”, concluiu Andreia Gonçalves
“A arte pode ser um aspeto de valorização do território e promover o turismo", sustentou o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, alinhando-se com os restantes parceiros. Leopoldo Rodrigues sublinhou ainda que “o concelho é o terceiro maior do continente”, sendo marcado por uma “extraordinária diversidade”, que pode e deve ser utilizada como recurso.
Até 2025, o PES organiza três seminários, um em Portugal, em Castelo Branco (Fábrica da Criatividade), entre os dias 19 e 22 de julho, um em França, em setembro de 2024, e outro em Espanha.
Projeto Entre Serras – Europa Criativa
O Projeto Entre Serras – Europa Criativa decorre sob o tema global “Habitar e mover-se em territórios de montanha” e junta parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre o olhar e a vivência da paisagem.
Em Portugal, o projeto é liderado pelo Instituto Politécnico Técnico de Lisboa, através do Museu da Paisagem. Juntam-se as Aldeias do Xisto, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains, nos Alpes de Haute Provence, através do CAIRN - Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza, da Maison Alexandra David-Neel e do Musée Gassendi, e a École Supérieure d'Art d'Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres, através do Centro de Vias Pecuárias.