Notícias

Castelo Branco discute "Arte, Paisagem e Turismo Sustentável"

24 abr 2024
Castelo Branco discute "Arte, Paisagem e Turismo Sustentável"
notícias
O evento engloba mostras de vários trabalhos, residências artísticas, refletindo sobre a paisagem, o património natural e o turismo sustentável.

A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, recebe entre os dias 19 e 22 de julho, o primeiro de três seminários a decorrer no âmbito do Projeto Entre Serras – Europa Criativa, que conta com a parceria da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Subordinado ao tema “Arte, Paisagem e Turismo Sustentável”, o evento engloba mostras de vários trabalhos, residências artísticas, refletindo sobre a paisagem, o património natural e o turismo sustentável, conforme explicou Fábio Ramalho, coordenador da Fábrica da Criatividade. Em paralelo, o evento acolhe o encontro entre todos os parceiros do projeto, que vão “partilhar a informação daquilo que se tem feito nos territórios envolvidos".

O seminário inclui quatro mesas temáticas, intervaladas por momentos informais de convívio entre oradores e público, estimulando-se a partilha de ideias e reflexão sobre os vários temas em discussão.

“Um território peculiar”

Durante a apresentação do evento, que decorreu a 23 de abril, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, João Abreu, do Instituto Politécnico de Lisboa, líder do projeto, realçou a importância da ligação entre públicos e paisagem e entre público e território. “É importante que se perceba que Portugal é um território muito especial e peculiar do ponto de vista da paisagem”, sendo possível “uma passagem pelo mundo sem sairmos do país”, considerou. "Para nós sempre foi muito importante o olhar dos artistas. Sempre tiveram a capacidade de olhar de uma maneira diferente, desarrumar ideias e fazer novas leituras e reflexões", acrescentou.

Já Carlos Casteleira, coordenador do PES, explicou que o foco inicial passa por convidar artistas para virem interagir com o território e transformar essa interação, de uma forma simbólica, numa produção artística, um produto.

Imersão no território e nas comunidades

É precisamente devido a esta perspetiva de imersão que a colaboração entre o PES e as Aldeias do Xisto é já antiga, como salientou Andreia Gonçalves, da ADXTUR. "A paisagem é um dos elementos mais marcantes do território. Ao longo dos anos, temos vindo desenvolver várias ações que estimulam a compreensão da paisagem, de novas formas de a vivermos e com ela interagirmos”, referiu. O projeto Pirilampos, o workshop de fotografia “Vendo para crer, revendo para criar” ou o “Laboratório da Paisagem” são alguns exemplos. Já no âmbito do Europa Criativa, as Aldeias do Xisto acolheram, em julho de 2023, a residência artística Astronomia e, em julho de 2024, acolhem Erik Samakh para a residência “Stones”, a decorrer em Cunqueiros, Proença-a-Nova.

“Entendemos a arte como um elemento valorizador e que pode contribuir fortemente para o desenvolvimento territorial e turístico. Por isso, o acolhimento artístico e o convite à imersão no território e nas comunidades que o habitam são uma aposta forte e frequente das Aldeias do Xisto”, concluiu Andreia Gonçalves

“A arte pode ser um aspeto de valorização do território e promover o turismo", sustentou o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, alinhando-se com os restantes parceiros. Leopoldo Rodrigues sublinhou ainda que “o concelho é o terceiro maior do continente”, sendo marcado por uma “extraordinária diversidade”, que pode e deve ser utilizada como recurso.

Até 2025, o PES organiza três seminários, um em Portugal, em Castelo Branco (Fábrica da Criatividade), entre os dias 19 e 22 de julho, um em França, em setembro de 2024, e outro em Espanha.

Projeto Entre Serras – Europa Criativa

O Projeto Entre Serras – Europa Criativa decorre sob o tema global “Habitar e mover-se em territórios de montanha” e junta parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre o olhar e a vivência da paisagem.

Em Portugal, o projeto é liderado pelo Instituto Politécnico Técnico de Lisboa, através do Museu da Paisagem. Juntam-se as Aldeias do Xisto, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains, nos Alpes de Haute Provence, através do CAIRN - Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza, da Maison Alexandra David-Neel e do Musée Gassendi, e a École Supérieure d'Art d'Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres, através do Centro de Vias Pecuárias.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
17 mai 2024 - 19 mai 2024, 20:30
Pampilhosa da Serra
evento
Fotografia Macro na Planta do Xisto
Fotografia Macro na Planta do Xisto
18 mai 2024, 08:30
Cerdeira