A Associação de Festas de Santa Margarida de Oleiros, composta pelas suas quatro Comissões de Festas, reuniu em assembleia-geral no passado dia 17 de julho e após a eleição dos novos órgãos sociais, entre outras questões, foi abordada a necessidade urgente de realizar uma intervenção profunda ao nível da Capela de Santa Margarida. Nesse sentido, foi assim deliberado, por unanimidade, contribuir financeira e logisticamente, em parceria com a Câmara Municipal, para a realização de tão necessárias obras de requalificação daquele imóvel religioso, propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros.
Este templo pertenceu à Ordem de Malta e já existia na centúria de quinhentos. Como ermida campestre nem sempre os cuidados com ela foram regulares, de modo que o abandono e a incúria humana ameaçaram várias vezes fazer dela um montão de destroços. A última grande campanha de obras, que a resgataria das ruínas, já aconteceu no princípio do século XX, através de uma angariação de fundos lançada ao público pelo Cónego Augusto António Romão.
A intervenção em causa terá início após a realização dos festejos anuais de 2014, uma vez que o projeto se encontra concluído e o procedimento concursal está já a ser elaborado. Esta requalificação compreende a substituição da cobertura, com colocação de novo telhado, o restauro das paredes e pinturas, intervenções ao nível de carpintaria, serralharia e cantaria e remodelação das instalações elétricas, com instalação de armaduras e nova iluminação.