Pela segunda vez na história, coube a Portugal a organização do Campeonato do Mundo de Trail - 2019 Trail World Championships, que decorreu a 8 de junho nos trilhos da Serra da Lousã. Com partida e chegada em Miranda do Corvo, a prova integrou os Trilhos dos Abutres, um dos mais emblemáticos eventos de trail running a nível nacional, já com projeção mundial.
Como já era esperado, a seleção francesa dominou nos setores masculino e feminino. Nos homens, a França alcançou o primeiro lugar coletivo, seguindo-se a Grã-Bretanha e a Espanha. Nas mulheres, também a França foi a vencedora, seguindo-se a Espanha e a Roménia. A nível individual, nos homens, o vencedor foi o britânico Jonathan Albon, seguindo pelo francês Julien Rancon e pelo suíço Christian Mathys que, surpreendentemente liderou a prova durante grande parte do percurso. O até hoje campeão do mundo, o espanhol Luis Hernando, ficou-se pela 11ª posição.
Veja aqui como a imprensa internacional acompanhou a prova.
Nas mulheres, a prova foi ganha pela francesa Blandine Lhirondel. O segundo lugar foi também uma surpresa, sendo ocupado pela neozelandesa Ruth Croft. Sheila Aviles, da Espanha, foi terceira. Na categoria feminina, destaque ainda para a desistência da holandesa Ragna Debats, anterior campeã do Mundo.
O melhor atleta português foi Hélio Fumo que ficou na 10ª posição da geral. Coletivamente, a seleção nacional ficou em 5º lugar. Já Mary Vieira foi a melhor portuguesa, tendo a nossa equipa feminina conquistado um honroso 10º lugar.
Consulte aqui as classificações gerais.
Contudo, o primeiro grande vencedor foi o público que encheu de alegria e cor os trilhos, em diversos pontos do percurso, apoiando incansavelmente os mais de 500 atletas, oriundos de 52 países, criando um ambiente único e indescritível, ao nível das grandes provas internacionais.
Portugueses em destaque na prova aberta
A prova aberta dos Trilhos dos Abutres decorreu a 9 de junho em Miranda do Corvo, com mais de 800 atletas, vindos de mais de 100 países, a percorrerem os trilhos pisados no dia anterior pelas seleções que competiram no Trilhos dos Abutres - 2019 Trail World Championships.
Portugal destacou-se com Pedro Ribeiro a ocupar o 1º lugar da geral masculina, seguindo-se Sérgio Sá e João Lopes. Na geral feminina, Susana Rodriguez alcançou a 1ª posição do pódio, seguida por Nádia Casteleiro e Alexandra Fernandes.
Épico, indescritível e incrível foram algumas das palavras utilizadas pelos atletas para descreverem o percurso.
Consulte aqui a classificação da prova aberta.
No ar, fica o suspense do que se passará no próximo ano de 2020 nos Trilhos dos Abutres, que conta com uma organização que a cada ano surpreende pelo seu empenho e dedicação, com uma prova que com certeza continuará a atrair centenas à região centro de Portugal.