A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos assumiu desde o início do atual mandato autárquico, a ambição de contribuir para o rejuvenescimento e dinamização do tecido rural concelhio, e dentro de um conjunto de intervenções, colocou na sua linha de ação, o apoio na revitalização de aldeias do concelho e a sua consequente requalificação.
Esta estratégia já está a ser concretizada na aldeia do Vale do Rio, através de uma parceria estabelecida entre o Município e a Escola Superior Agrária de Coimbra.
Este acordo de estreita colaboração institucional, que já determinou em janeiro do corrente ano, uma visita de professores e alunos daquele estabelecimento de ensino superior ao Vale do Rio, começa agora a dar os seus primeiros frutos, e a materializar-se em ações concretas que irão contribuir a prazo para a consolidação deste projeto.
De facto, para além do conhecimento e massa crítica importada, resultante da parceria estabelecida, foi atribuída a coordenação geral deste projeto à Docente Prof. Leila Rodrigues, tendo sido possível já contar no terreno com a participação de um conjunto de estagiários oriundos do Curso de Especialização Tecnológica de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Acresce, que devido à pronta adesão, colaboração e disponibilidade demonstradas pela população local a este desafio, foi já possível criar uma Associação de Moradores do Vale do Rio, que terá por principal missão apoiar e colaborar em todas as ações relevantes, que potenciem a vivência e a dinamização de um conjunto de atividades e de acontecimentos, que irão certamente contribuir de forma decisiva para o cumprimento dos objetivos delineados para este Programa.
Para este efeito, foram criadas comissões específicas, que se ocuparão da limpeza e manutenção da capela, da realização do Presépio e da preparação de convívios populares ao longo do ano.
Outra tarefa prioritária já desenvolvida e cumprida, refere-se à identificação dos proprietários das parcelas selecionadas para a intervenção com fogo controlado, assumindo a realização deste cadastro especial relevância, no contexto da implementação de ações de prevenção dos incêndios florestais, em trabalho conjunto com a Junta de Freguesia, o corpo de Bombeiros, estagiários e o investigador da UTAD, Carlos Rossa. Estagiários e moradores executaram também trabalhos de limpeza e recuperação da Ribeira da Madre, o que tornou possível devolver à população uma bela cascata há quase quarenta anos inacessível devido a plantas invasoras que tinham proliferado no local.
Potencia-se assim uma aposta no Ecoturismo numa zona desertificada, de grande beleza mas castigada em tempos pelos fogos florestais, e que busca agora fixar as suas gentes através do desenvolvimento local.