O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, e o presidente da Associação Abútrica, Tiago Araújo, viajam este fim de semana a Penyagolosa, Castellón de la Plana (Valência, Espanha) para acompanhar a edição 2018 do Mundial de Trail, que se realiza até domingo (13 de maio) na Comunidade Valenciana. Na cerimónia de encerramento, os responsáveis vão receber a “bandeira” da competição do próximo ano, que terá lugar em Miranda do Corvo.
“Trata-se de um desafio muito grande para o concelho”, diz o presidente da Câmara, ao mesmo tempo que recorda “a aposta clara feita pelo município para que Miranda do Corvo seja um concelho de referência no trail running”.
A realização da prova “Trilho dos Abutres” pela Associação Abútrica, que de ano para ano tem crescido em termos de qualidade, e a criação em Vila Nova de um Centro de Trail Running e BTT foram realçados pelo autarca. Duas apostas que, na opinião de Miguel Baptista, terão sido fundamentais para a conquista da prova.
"É um orgulho enorme (para a associação) o acolhimento desta prova”, refere Tiago Araújo. “A nossa ambição era realizar um evento de cariz mundial em 2020, ano em que terá lugar a 10ª edição do Trilho dos Abutres, mas quis o destino que um ano antes tivéssemos sido escolhidos para organizar esta prova”, disse.
Refira-se que o Campeonato Mundial de Trail Running de 2019 decorre no dia 6 de junho em Miranda do Corvo e conta com a presença de 55 seleções.
A organização é da Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Abútrica, em parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo.