O francês Baptiste Pierron (Dorval AM) e a suíça Camille Balanche sagraram-se Campeões da Europa de Downhill (DHI). Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) foi o melhor júnior da competição que decorreu na Pampilhosa da Serra, em pleno território das Aldeias do Xisto, de 2 a 5 de maio. Os atletas portugueses conquistaram cinco títulos e um total de oito medalhas nas categorias Master, numa pista que se revelou exigente e desafiante, com todos os resultados em aberto até ao último segundo, sublinhando assim a qualidade dos trilhos e as condições naturais que a vila reúne para a prática desportiva. Uma realidade destacada por público, atletas e entidades envolvidas, como pode constatar aqui.
Veja o vídeo da competição aqui.
A final masculina de Elite teve um nível muito elevado e um despique intenso entre os três primeiros classificados, separados por menos de um segundo. Baptiste Pierron confirmou o estatuto de principal candidato, fazendo a descida de 2,090 quilómetros em 3’13’’501, uma marca dois segundos e meio mais rápida do que o melhor resultado dos treinos cronometrados de véspera.
“Estou muito satisfeito com a prova que fiz nesta pista verdadeiramente exigente, tanto em termos físicos como técnicos, é uma pista como as da Taça do Mundo”, considera o novo campeão europeu.
Benoit Coulanges, compatriota e colega de equipa de Pierron, que fora o mais rápido na sessão cronometrada, também melhorou o registo pessoal, mas os 3’14’’313 na final apenas lhe garantiram a medalha de prata, a 812 milésimos de segundo do vencedor. A medalha de bronze foi conquistada pelo austríaco David Trummer, a 825 milésimos do primeiro classificado.
Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) foi o melhor português, terminando na oitava posição, a 5,063s do primeiro. As aspirações portuguesas ficaram defraudadas pelas quedas. Francisco Pardal, detentor do título europeu, caiu na sessão cronometrada e nos treinos livres, não podendo alinhar na final.
Gonçalo Bandeira, júnior de primeiro ano, acalentava a esperança de intrometer-se na luta pelo pódio de Elite, mas sofreu uma queda na final. Apesar disso, teve como prémio de consolação o primeiro lugar entre os juniores, resultado que, este ano, deu direito apenas a medalha, dado que a UCI decidiu atribuir títulos apenas na classificação absoluta, que juntou corredores de elite, sub-23 e juniores.
“Queria lutar pela vitória na geral absoluta. Penso que, sem a queda, conseguiria estar entre os primeiros de elite. Mas há que seguir em frente, já a pensar no Mundial. Este é o meu primeiro ano de júnior e ainda estou a habituar-me a este nível, que é muito diferente dos cadetes. Há que trabalhar cada vez mais para conseguir bons resultados internacionais”, afirmou Gonçalo Bandeira, minutos antes de subir ao pódio.
A competição de elite feminina foi ainda mais equilibrada do que a descida dos homens. A suíça Camille Balanche conquistou o título europeu, graças ao registo de 3’41’’609, 63 milésimos de segundo melhor do que a marca da eslovena Monika Hrastnik, campeã europeia no ano passado. A terceira classificada foi a italiana Veronika Widmann (Insync Racing), a 189 milésimos da vencedora.
“A pista era difícil, porque dava a sensação de que não ias suficientemente rápido, levando-te a arriscar e a cometer alguns erros. Mas, no final, fui muito veloz e estou muito feliz com esta vitória, que não esperava quando cheguei a Portugal. Mas nos treinos ganhei confiança e percebi que poderia chegar ao pódio. Hoje dei o máximo e venci”, resume Camille Balanche.
Margarida Bandeira (Montanha Clube/Louzan Park), 14.ª classificada, a 25,669s da vencedora, foi a melhor portuguesa. A francesa Nastasia Gimenez alcançou o estatuto de melhor júnior feminina.
Portugueses destacam-se nos masters
Os veteranos portugueses apresentaram-se em bom plano neste Campeonato da Europa, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O madeirense Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) foi o mais veloz dos Masters 30, descendo em 3’24’746, menos 338 milésimos do que o espanhol Manuel Pellon (BDM Bike Clube). O terceiro, a 4,401s, foi o alemão Benny Strasser (Magura Santa Cruz).
Luís Ribeiro (UD Lorvanense) impôs-se em masters 35, com 3’33’’755, menos 5,182s do que o compatriota Paulo Domingues (MS Racing Portugal/Estrelas da Amadora) e menos 10,551s do que o espanhol Borja Comesaña (Tres Lunas Race/Acerbis Ariete). Os restantes títulos portugueses foram para a Master 30 Fátima Vida (Associação 20 Km Almeirim/Restaurante O Forno), para o Master 60 Rui Portela e para o Master 65 Rui d’Almeida, que correram sem qualquer adversário nas respetivas categorias.
João Estêvão (Wildpack Algarve Racing) foi vice-campeão europeu de Master 50, apenas batido pelo espanhol Ramón Figueras (Molabikes Team). Ana Martins (Casa do Povo de Abrunheira) ficou com a medalha de bronze em Masters 35 femininas, uma categoria que coroou a espanhola Estefania Cabarcos (BDM Bike Clube).
Os demais títulos de masters viajam na bagagem do Master 40 italiano Paolo Alleva (Team Scoutbike.com), do compatriota Master 45 Oscar Colombo (Team Scoutbike.com), do Master 55 francês Bruno Rizzo (Dorval AM) e da Master holandesa Manon Bernardet Hooijschuur (BMX Terrassa Club).
Pode consultar classificação completa aqui.
O Campeonato da Europa de Downhill integra-se no calendário do projeto Cyclin’ Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para a prática de ciclismo, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público.
Fotografias: Licínio Florêncio e Júlio Ornelas