Seis estabelecimentos de ensino do concelho de Lousã foram galardoados com a “Bandeira Verde – Eco-Escolas”, numa cerimónia que decorreu no dia 18 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
EB1, Escola Secundária, Jardim de Infância da ADIC - Vilarinho, Jardim de Infância da Lousã, Jardim de Infância de Serpins e Jardim de Infância do Freixo foram os estabelecimentos que receberam este reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram, no sentido de tornar a comunidade escolar mais sustentável.
Na mesma cerimónia, o Município da Lousã recebeu também o certificado de “Parceiro Eco-Escolas 2019”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
“Água, resíduos e energia”, a “Floresta” e o “Mar” foram os temas trabalhados. Este ano, estão em análise os temas "Comunidades sustentáveis” e os “Espaços exteriores”.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, com o objetivo de contribuir para que as crianças e jovens aprendam a ser cidadãos mais conscientes ambientalmente. Incentiva ações e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. Direcionado para todos os níveis de ensino, o programa tem uma coordenação multinível – internacional, nacional, regional e escola – que permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada estabelecimento de ensino relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
De referir ainda que, no âmbito do Galardão ECOXXI 2019 – Municípios Sustentáveis, a cerimónia de divulgação dos resultados deste programa se vai realizar na Lousã, no Palácio da Lousã Boutique Hotel, no dia 25 de outubro.