Potenciar a capacidade de resposta às alterações climáticas. É este o grande propósito do Projeto Pré-definido 3 (PDP-3) Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira Face às Alterações Climáticas, que recorre a medidas adequadas a cada uma das áreas selecionadas.
Para isso, o projeto aposta numa abordagem ambiental inovadora através da qual se consciencializa as populações locais para a mitigação e adaptação das suas atividades às alterações climáticas no seu território. A duração do projeto é de 48 meses e conta com uma verba disponível de 2,6 milhões de euros.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da ARH Centro, é a promotora do projeto, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Câmara Municipal de Arganil, a Câmara Municipal de Góis, a Câmara Municipal da Lousã, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a Direção Norueguesa de Proteção Civil e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O evento de encerramento do projeto, que contou com a presença do Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, decorreu no Município de Góis, nos dias 30 e 31 de outubro.