As Câmaras Municipais de Pampilhosa da Serra, Góis Alvaiázere, Arganil, Fundão, Lousã, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Penacova, Tábua e Vila de Rei foram distinguidas com a bandeira “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”, numa cerimónia realizada no dia 17 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).
A bandeira verde das “Autarquias + Familiarmente Responsáveis” reconhece os municípios portugueses que promovem medidas facilitadoras da vida familiar. A atribuição do prémio teve em conta a avaliação de um conjunto de medidas de apoio dedicadas às famílias, com base em dados reportados em 2023, em áreas como a maternidade e paternidade, assistência a famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre o trabalho e a vida familiar, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto, participação social, entre outras.
A 16.ª edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), entregou 110 bandeiras, um número recorde, por políticas amigas das famílias aos municípios nacionais.
Recorde-se que o OAFR, criado em 2008 pela APFN, tem como objetivo acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.