A ânsia por descobrir a alma e a identidade rural de Portugal e compreender a resiliência das pessoas que ali persistiram e ainda persistem levou uma equipa japonesa de cinema, liderada pelo produtor Tsuyoshi Kigawa, a interessar-se pelo caso das Aldeias do Xisto.
A imersão da comitiva nipónica no território, que a equipa da ADXTUR facilitou e acompanhou de perto, aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro, no âmbito da ART&TUR Factory, a competição que estreia este ano no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, a decorrer em Leiria, de 23 a 27 de outubro.
Veja o filme aqui.
O festival ART&TUR passará a realizar-se na Região Centro, como evento emblemático da novel Centro de Portugal Film Commission e em parceria com o Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, e desafia realizadores e produtores de todo o mundo a criarem pequenos filmes promocionais. Ete ano os destinos escolhidos foram as Aldeias do Xisto e as Aldeias Históricas.
Tal como acontece em Portugal, “o Japão também tem um problema sério de abandono das aldeias no interior. Queremos aprender algumas soluções para o problema com o projeto das Aldeias do Xisto”, explica Tsuyoshi Kigawa. Por isso, o produtor manifestou especial interesse pela memória cultural, pela relação com o meio e pela persistência que leva as gentes das Aldeias do Xisto a resistir no Interior e a abraçar, convictamente, a crença de que o mundo rural é algo porque continua a valer a pena lutar diariamente. Uma atitude e uma visão que, considera, fazem parte da identidade de Portugal e que lhe interessa explorar, compreender e levar para o seu país.
Por outro lado, Tsuyoshi Kigawa refere que o interesse do Japão no turismo é recente e tem, por isso, muito para aprender. “Portugal está mais avançado nessa área e quero aprender com os portugueses”, frisa. A oportunidade de “conversar e trocar ideias com equipas de outros países” é outro dos aspetos que motiva a participação na ART&TUR Factory.
Os trabalhos finais de todas as equipas em competição vai ser apresentado ao público e ao júri do Festival no dia 25 de outubro, às 17h45. O vencedor é anunciado no dia seguinte, na Gala de Prémios ART&TUR 2018.
Recorde-se que o Festival ART&TUR é um dos maiores eventos mundiais de promoção turística audiovisual, que, ao longo de cinco dias, exibe os melhores filmes de turismo que se produzem em todo o mundo. É um festival de cinema de e para o turismo, com uma competição internacional que atrai cerca de uma centena de produtores e realizadores.
Paralelamente à exibição de filmes, o Festival ART&TUR é também um importante fórum de reflexão e de networking para profissionais dos setores do turismo, do audiovisual, do marketing e da comunicação. Anualmente, o programa do Festival inclui conferências, apresentação de casos de sucesso e demonstrações de tecnologia, entre outras iniciativas paralelas.