A Aldeia do Xisto da Cerdeira, na Lousã, iniciou um projeto piloto de compostagem comunitária, no âmbito da iniciativa “Aldeias Resíduos Zero”. Foi assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e a Cerdeira – Home for Creativity, e foi entregue a esta entidade um compostor comunitário e 30 recipientes para resíduos orgânicos. De referir que, no âmbito deste protocolo, a autarquia compromete-se ainda a disponibilizar um técnico especializado para acompanhar o processo e disponibilizar toda a informação relevante para o processo.
Todos os resíduos valorizáveis gerados na aldeia da Cerdeira serão recolhidos seletivamente ou tratados localmente (compostagem comunitária), com baixo impacto ambiental e redução da pegada de carbono, demonstrando também a vantagem de tecnologias simples, como esta compostagem em tambores rotativos.
Este processo é especialmente útil em zonas de montanhas com temperaturas negativas no Inverno. Este procedimento, comum no centro e norte da Europa, permite a degradação dos resíduos sem libertar odores desagradáveis.
A iniciativa “Aldeias Resíduos Zero”, financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020, é um contributo para a “Visão para a gestão dos resíduos urbanos” do PERSU2020, considerando que “a nova abordagem para a gestão de resíduos ultrapassa a ambição de uma sociedade focada na minimização dos impactes ambientais associados à gestão dos resíduos, e adota o paradigma de uma economia circular, com otimização dos recursos materiais e energéticos”.