As Aldeias do Xisto são uma “entidade com um impacto excecional e duradouro no setor do turismo”. É esta a realidade reconhecida pela Secretaria de Estado do Turismo, que acaba de atribuir à ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Medalha de Ouro de Mérito Turístico. A distinção aconteceu durante a VII Cimeira do Turismo Português, uma iniciativa da Confederação do Turismo de Portugal, que decorreu hoje, 27 de setembro, assinalando o Dia Mundial do Turismo.
“As Aldeias do Xisto têm vindo a criar e promover bens e serviços significantes da sua identidade e a valorizá-los junto de públicos e mercados exigentes em matéria de turismo de natureza e de responsabilidade social, sendo hoje a principal ferramenta de atratividade territorial e de atuação concertada supramunicipal para qualificar e mobilizar o potencial endógeno do Pinhal Interior e para gerar atividade económica e emprego a partir do setor do turismo”, começou por referir o presidente da ADXTUR. Para Paulo Fernandes, “as aldeias fazem parte da nossa identidade” e devem ter lugar de destaque nas políticas públicas. Por isso, “é com muita alegria, orgulho e esperança que as Aldeias do Xisto e todos quantos têm lutado, ao longo das últimas décadas, para afirmar as aldeias como uma opção de vida de pleno direito acolhem e aceitam a mais alta distinção do Estado Português para o Turismo”, conclui.
Também as Aldeias Históricas de Portugal e a Rota Vicentina foram agraciadas com Ouro e Prata, respetivamente.
As Medalhas de Mérito Turístico são condecorações atribuídas por governos ou entidades oficiais de turismo como forma de reconhecer pessoas, organizações ou empresas que se tenham destacado pela sua contribuição significativa para o desenvolvimento e promoção do turismo. Valorizam, assim, o trabalho, a inovação, e o desenvolvimento de atividades que reforçam o turismo como motor económico e cultural.
VII Cimeira do Turismo Português
“Turismo é Valor” foi o tema escolhido para a VII Cimeira do Turismo Português, que voltou a reunir os principais intervenientes do turismo em Portugal. Em foco estão temas estratégicos como o reforço dos fatores que fazem do Turismo o motor da economia portuguesa; os desafios da aviação e da ferrovia; as incertezas da geopolítica mundial; o papel do Turismo como base de desenvolvimento dos territórios, assim como os riscos e oportunidades da transição digital. Estiveram ainda presentes temas transversais como a falta de mão de obra, os custos de contexto ou as políticas fiscais. O futuro do setor, enquanto importante fator de desenvolvimento económico e social foi também motivo de reflexão.