A ADXTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto assinou o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular, juntando-se assim à Agenda da Economia Circular do Centro, desenvolvida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em conformidade com as orientações europeias e nacionais. A assinatura do protocolo que formaliza esta cooperação decorreu n´A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, no dia 30 de novembro.
A Agenda de Economia Circular do Centro estrutura-se de acordo com cinco eixos prioritários e três ações transversais, que enquadram as várias iniciativas que a CCDRC tem vindo a desenvolver, em parceria com os vários atores regionais. Os cinco eixos são: investigação científica e tecnológica de suporte; compras circulares; educação, sensibilização e capacitação; estratégias empresariais e simbioses industriais; economia circular ao serviço da inovação e coesão territorial. Já as três ações transversais são: programa de divulgação, comunicação e demonstração; instrumentos de financiamento; legislação e regulamentação.
O Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular, cuja 1.ª edição foi lançada em dezembro de 2019, foi uma das iniciativas promovidas no âmbito desta agenda regional. A CCDRC propôs a entidades públicas e privadas da região a celebração de um Pacto com o objetivo de estimular a adoção de práticas para a valorização da economia circular.
Considerando a avaliação positiva da 1.ª edição do Pacto que contou com a adesão de 86 entidades e de um total de 237 ações de economia circular subscritas na região, a necessidade de continuar a promover a economia circular e a abundância de recursos na região, a CCDRC avança para a 2.ª edição, convidando a ADXTUR a associar-se e contribuir para o processo de transição para uma economia mais circular na região Centro.