A convite da Associação de Defesa do Património de Mértola, as Aldeias do Xisto participaram no seminário Turismo Sustentável: Desenvolvimento, Turismo e Sustentabilidade em Destinos Emergentes, que decorreu de 6 a 8 de junho, em Santo Antão, Cabo Verde.
Integrada no painel Partilha de Boas Práticas Nacionais e Internacionais de Turismo Sustentável, a apresentação do coordenador da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, centrou-se na estratégia de valorização económica dos recursos endógenos das Aldeias do Xisto, a partir da fileira do turismo e das atividades conexas, promovendo o desenvolvimento integrado da comunidade, dos lugares, da cultura e da natureza. Rui Simão apresentou também a estratégia de promoção digital e de ativação comercial da oferta das Aldeias do Xisto através do Bookinxisto, uma plataforma de reservas multisserviços, de comércio justo, sem intermediários e disponível para todo o mundo em 5 idiomas.
Entendendo o turismo como fator promotor do encontro, para o coordenador da ADXTUR o "desenvolvimento da atividade turística tem que ser coerente com as tendências do pensamento moderno, forçosamente ecológico, responsável e valorizador das singularidades culturais".
Cabo Verde é um destino turístico reconhecido internacionalmente. A necessidade de garantir a gestão sustentável do destino turístico, assegurando a preservação e a valorização da identidade, património e valores locais, motivou a realização deste Seminário Internacional. A iniciativa reuniu várias entidades a operar no setor, debruçando-se sobre as várias abordagens da atividade turística e o seu impacto no desenvolvimento social e económico do país.
Conheça, no ficheiro em anexo mais abaixo, as conclusões deste Seminário.