"As Aldeias do Xisto não podiam deixar de estar ao lado desta prova de excelência, que promove um espírito de superação e de desafio pessoal e honra o que foi a vida das comunidades que aqui resistiram e persistiram”. É assim que o coordenador da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, justifica o apoio aos Trilhos dos Abutres, cuja apresentação pública decorreu ontem, em Gondramaz, no concelho de Miranda do Corvo.
Procurando promover a prova, mas também a visitação do território, as Aldeias do Xisto e a Associação Abútrica têm em curso uma campanha que consiste na oferta da inscrição nas reservas no Bookinxisto, num dos alojamentos aderentes. Pode consultar AQUI a oferta completa (limitada à disponibilidade e a um máximo de duas inscrições por reserva).
Bruno Ramos sublinhou ainda que, ao longo dos anos, em conjunto com os parceiros, as Aldeias do Xisto têm explorado as potencialidades da orografia e da paisagem para a prática desportiva, criando infraestruturas de qualidade. “Este é um dos destinos mais bem equipados” para receber desportistas, garante.
O Trilhos dos Abutres regressa a Miranda do Corvo de 26 a 28 de janeiro de 2024 com vários percursos que, em três dias de pré-inscrições, atraíram 2.281 inscritos para um total de 1450 vagas, conforme adiantou Tiago Araújo, da Associação Abútrica.
O evento começa na sexta-feira, com a iniciativa Escola no Trail, com o objetivo de divulgar a prática do trail Running junto do público mais jovem, e ainda o Trail Inclusivo. No sábado, 27 de janeiro, decorrem o Ultra Trail (50 quilómetros) e o Trail (30 quilómetros). O Mini Trilhos dos Abutres (20 quilómetros) e os Trilhos Júnior decorrem no domingo, 28. Em paralelo irá decorrer a ExpoTrail, uma exposição de material de corrida e produtos regionais.
O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, enaltece este projeto de valorização do território, que “promove a economia local, é inclusivo e ambientalmente sustentável”.
É no mesmo sentido que segue o discurso de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP). O evento “quebra a sazonalidade, promove a coesão territorial, quebrando a “litoralidade” da oferta, e promove a sustentabilidade social, económica e ambiental”.
Para Rui Pinho, presidente da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), esta é "uma prova marcante para a ATRP, que normalmente tem aqui os melhores atletas” e, por isso, merece todo o apoio desta estrutura.
Embora esteja ainda por realizar o sorteio, agendado para 20 de outubro, para já, são 14 as nacionalidades de atletas inscritos. Segundo Tiago Araújo, estão já confirmados André Rodrigues e Gemma Arena, bem como “quase todos os nomes que completam o top 10 nacional na distância de 50 km”.