O projeto Cyclin’ Portugal afirma as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para acolher o ciclismo de competição e de lazer, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público. Do calendário de eventos ontem apresentado destacam-se o Campeonato da Europa de Downhill, a Clássica Aldeias do Xisto e o Passeio da Primavera.
Foi apresentado, no Welcome Center das Aldeias do Xisto, na Lousã, o calendário de eventos Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto 2018, que contou com a presença do Coordenador da ADXTUR, Rui Simão, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, do presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, e do presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes. Recorde-se que este projeto tem o apoio, desde o primeiro momento, da Secretaria de Estado do Turismo.
Principais provas Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto 2018
- 25 de março – Taça de Portugal de DHI (Lousã)
- 25 de março – Clássica Aldeias do Xisto (Álvaro até Aldeia das Dez)
- 25 de março – Passeio da Primavera (Aldeia das Dez)
- 6, 7 e 8 de abril – Campeonato da Europa DHI (Lousã)
- 19 e 20 de maio – Taça de Portugal de Enduro (Lousã)
- 16 e 17 de junho – Campeonato Nacional DHI (Pampilhosa da Serra)
- 30 de setembro – Granfondo Aldeias do Xisto (Castelo Branco)
- 7 de outubro – Avalanche Licor Beirão (Lousã)
Esta ativação do destino com um calendário de eventos internacionais de competição, treino e lazer, é uma das principais vertentes do projeto Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto, que junta as três entidades mencionadas acima (ADXTUR, TCP, FPC) mais os municípios e agentes económicos, numa estratégia de afirmação e internacionalização do destino como “bike friendly”. Outras vertentes dessa estratégia incluem a certificação de percursos, equipamentos e serviços, a construção de produtos turísticos integrados com base na bicicleta e a integração da sua oferta em canais de comunicação e reserva.
De facto, Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sublinhou que «o principal objetivo do projeto Cyclin' Portugal é afirmar e desenvolver a cultura da bicicleta no âmbito da marca Aldeias do Xisto, enquanto destino de excelência para treinos, estágios e provas, mas também tirar proveito económico desses fatores.»
Já para Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, «este calendário de provas vai ao encontro dos interesses dos praticantes e, por outro lado, ao acontecer essencialmente em épocas baixas, ajuda a dinamizar os destinos. Para além disso, a região das Aldeias do Xisto tem condições excelentes para a prática do ciclismo de estrada, porque não existe praticamente trânsito, dispõe de muitos bons pisos e, claro, paisagens maravilhosas. O que pretendemos é ser um destino de excelência para treinos, estágios, provas de alta competição, mas também de lazer e, nesse sentido, vamos organizar produtos turísticos para que as pessoas possam usufruir da região em bicicleta.»
Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, «apesar do que aconteceu, entre janeiro e novembro de 2017 a Região Centro foi das que mais cresceu. De qualquer maneira, estamos ainda no caminho para atingir a estadia média de duas noites na região, para o qual muito vai contribuir este projeto Cyclin' Portugal e os eventos do seu calendário.»