Envolvimento dos participantes, coesão territorial e abertura à comunidade. São estes os principais eixos de ação da nova direção da Associação Nacional de Fab Labs, a partir de agora presidida pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Para o presidente da ADXTUR, Paulo Fernandes, “a base social da Associação não pode ser só institucional”, sendo também necessário contar, por exemplo, com “empresas incubadas”, para que haja “diversificação e ligação com o sistema empresarial”.
Sendo lugares onde “acontecem coisas”, é vital trazer para a “inovação aplicada” característica dos Fab Labs, a agenda do empreendedorismo, assumindo a responsabilidade enquanto disseminadores de conhecimentos e recursos, ao mesmo tempo, que se reconhece e valoriza o papel de interface destas estruturas. A "partilha de serviços" entre os vários Fab Labs é, também, uma das metas definidas por Paulo Fernandes.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais aconteceu a 21 de setembro, durante o Encontro Nacional de Fab Labs, em que se assinalaram também os 10 anos do Fab Lab Aldeias do Xisto.
A iniciativa, em que se discutiu o futuro dos Fab Labs, através de mesas redondas, workshops e sessões de networking, decorreu no Fundão, a 21 e 22 de setembro, assinalando também os 10 anos do Fab Lab Aldeias do Xisto. O evento procurou ainda refletir sobre o caminho percorrido nos últimos anos e construir um posicionamento estratégico e agregador do movimento Fab Labs Portugal para os próximos anos.
O evento conta com a presença de mais de 20 Fab Labs, oradores e formadores especialistas, escolas e instituições, assim como de fornecedores da indústria nacional e personalidades que têm marcado a evolução deste setor em Portugal.