O filme “A Um Palmo do Céu”, que promove o céu noturno dos concelhos de Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, arrecadou o 3.º lugar na categoria de Produtos Turísticos dos World Tourism Film Awards, o festival que celebra os melhores filmes de turismo do mundo. O trabalho, realizado por Telmo Martins, conta com a criatividade e produção da Lobby Films and Advertising.
O filme “é um convite de enorme sensibilidade artística e emocional a todos os que vivem na azáfama urbana dos dias de hoje, a desacelerar e a reencontrarem-se consigo próprios e com o universo, aproveitando as condições naturais de brilho e transparência do nosso céu”, explica Rui Simão, vereador do Turismo de Pampilhosa da Serra. “Este prémio reforça a vontade de continuar a afirmar a excelência deste produto turístico inovador e o posicionamento distintivo na região e no país, uma vez que dispomos dos melhores sítios do mundo para a observação do céu noturno, localizados no epicentro da certificação internacional do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight”, complementa o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Custódio.
O presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, garante que “os três municípios envolvidos neste projeto estão unidos e empenhados na divulgação deste produto turístico singular e estratégico, sendo uma parceria de continuidade na promoção destes territórios”.
No mesmo sentido, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, reforça “o posicionamento de cooperação entre os três municípios, bem como com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e com as Aldeias do Xisto, no sentido de afirmar e desenvolver a qualidade e a adequação da oferta turística conjunta dos três municípios no que respeita a este produto, mas também, e de forma conjugada, a oferta deste território em matéria de turismo de natureza”.
“É um tremendo orgulho para a Lobby Films and Advertising ver o trabalho reconhecido numa competição de tão alto nível e excelência, a maior competição de filmes de turismo do mundo, e uma alegria contribuir para projetar produtos turísticos únicos e incríveis da Região do Centro de Portugal”, refere Telmo Martins, realizador do filme.
“A Um Palmo do Céu está, desde o princípio do ano, em destaque nos principais festivais internacionais de cinema, nas categorias de turismo. Ao bronze conquistado na 35.ª edição do World Tourism Film Awards, somam-se outras distinções: “Prata”, nas categoria Guião e Filme Web, e “Bronze”, na categoria Edição, nos Prémios Lusófonos da Criatividade; “Prata”, na categoria Produto Turismo, no Festival Internacional de Filmes de Turismo do Japão; “Platina”, na categoria Turismo, nos Muse Awards; “Bronze”, na categoria Turismo, no NewYork Film Festivals; “Prata”, na categoria Produtos Turísticos, no US International Los Angeles; “Ouro”, na categoria Turismo, nos Telly Awards; e “Ouro”, nas categorias Melhor Filme Promocional Internacional e Melhor Filme Produto Astroturism Internacional, no Art&Tur - International Tourism Film Festival. Conta-se, assim, um total de 11 prémios arrecadados até à data.
O filme resulta do projeto cultural intermunicipal “Portas do Céu”, financiado pelo CENTRO 2020.