A 81ª Volta a Portugal Santander arranca a 31 de julho em Viseu e termina a 11 de agosto no Porto. A competição passa no território das Aldeias do Xisto, com Miranda do Corvo e Pampilhosa da Serra a estrearem-se nas partidas. Miranda do Corvo é o ponto de partida logo da 1.ª etapa, agendada para 1 de agosto, às 12h50. Neste dia, a Volta passa depois pelos concelhos de Lousã, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, terminando em Leiria.
A 3 de agosto, dia em que se cumpre a 3.ª Etapa, a prova arranca em Santarém e termina em Castelo Branco. Já no dia 4, a 4.ª Etapa da Volta a Portugal começa em Pampilhosa da Serra e termina na Covilhã (Torre), passando também pelo concelho do Fundão. No dia 5, decorre a 5.ª Etapa, com partida em Oliveira do Hospital em direção à Guarda.
A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, que conta com o apoio das Aldeias do Xisto, assume-se como uma das favoritas à vitória da 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta, através do seu líder, Jóni Brandão.
"Consideramos que as 11 etapas são importantes para definir o vencedor final. Não vai haver lugar para dias fáceis nesta Volta a Portugal", antecipa Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.
O percurso é constituído por um prólogo e 10 etapas com uma distância total de 1.531 km. A prova faz parte do circuito UCI Europe Tour de 2019 dentro da categoria 2.1.
Segundo Joaquim Gomes, diretor da prova, "esta é uma Volta marcada decisivamente pelo regresso do final na Torre, utilizando a famosa vertente da Covilhã - Penhas da Saúde - Torre, mas onde as chamadas etapas de transição, muitas vezes marcadas pelo intenso calor e orografia adversa, se podem tornar mais 'madrastas' que as etapas teoricamente mais difíceis".
Recorde-se que as Aldeias do Xisto integram o Cyclin' Portugal, que afirma o território como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.