A rede de Praias Fluviais Aldeias do Xisto tem, em 2023, 14 praias com Bandeira Azul, de acordo com os dados divulgados pela ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa.
Nas águas de um rio, de uma albufeira, junto a uma Aldeia do Xisto, num local recôndito, mas vigiado, com cascatas e até com ondas. São mais de 50 praias, com características muito diversas, que se adaptam a qualquer visitante. A qualidade da água e do meio envolvente é um dos principais critérios de seleção destes espaços que, não raras vezes, se encontram em zonas de património ambiental e áreas naturais classificadas. Ano após ano, as praias fluviais das Aldeias do Xisto afirmam-se como espaços de lazer e bem-estar onde apetece ficar e desfrutar.
Praias fluviais com Bandeira Azul
Arganil
Góis
Lousã
Mação
Oleiros
Pampilhosa da Serra
Penacova
Penela
Tábua
Vila de Rei
Esta distinção anual da ABAE atesta a qualidade ambiental das praias, portos de recreio e marinas, garantindo que são cumpridos critérios como informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos e segurança, e serviços prestados.
20 praias com Qualidade de Ouro
Na época balnear 2023, a Quercus atribuiu o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais. Nas Aldeias do Xisto, foram 20 as praias que mereceram esta distinção.
Arganil
Góis
Penacova
Castelo Branco
Mação
Oleiros
Pampilhosa da Serra
Pedrógão Grande
Proença-a-Nova
Sertã
Vila de Rei
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.