craft + design
A casa do craft português, aberta a novas fronteiras do conhecimento.
trilogia craft+design+identidade
ligação entre artesãos e designers
abrir mapa
planear visita bookinxisto
Apresentação
Os projetos Craft+Design nas Aldeias do Xisto envolvem ateliês de craft, universidades, equipas de design e especialistas em áreas sociais, que são convidados a imergirem na realidade das aldeias e a inspirarem-se no contexto dos lugares para, a partir daí, criarem objetos significantes da memória e da identidade cultural, dos valores do território e do espírito português.
Desbravar novas fronteiras
Os projetos Craft+Design das Aldeias do Xisto desafiam-se a agregar, em torno da natureza e da cultura, um conjunto de atores e de fronteiras de conhecimento em áreas tão distintas como a história, a etnografia, a gastronomia, o craft, o design, as artes e ofícios tradicionais, as manualidades e a fabricação digital, a ecologia e o audiovisual, para, a partir do contexto local, idealizar e produzir bens e serviços capazes de atrair novas procuras. Gerar um novo conjunto de produtos e serviços, protótipos e experiências que, para além de enriquecerem a nossa capacidade de fazer, nos permitem estabelecer novas ligações comerciais, estratégicas e afetivas com outros segmentos sociais, culturais e económicos, valorizadores do território das Aldeias do Xisto.
Trilogia Craft+Design+Identidade
A trilogia Craft+Design+Aldeias do Xisto compõe-se pelos projetos Água Musa (2013), L4Craft (2014) e Agricultura Lusitana (2015-18). Sob o olhar metódico e transdisciplinar do design, e seguindo uma temática unificadora dos conceitos, cruzaram-se pensamentos de vários artistas, alunos, professores e autores, que trouxeram conhecimentos diversos, permitindo uma visão renovada e ampla dos desafios a concretizar. Passou-se da ligação entre artesãos e designers para um domínio do pensamento estratégico na significação dos territórios onde, mais uma vez, se percebeu que a ligação artesanato + design, envolvendo o sistema científico e técnico, e ainda aliado às identidades territoriais, tem uma força transformadora significante porque celebra as nossas origens e pode levar à (re)construção de uma vivência contemporânea nestes territórios rurais.
Cultura colaborativa entre a gestão e o design
Este projeto solidifica o posicionamento da cultura colaborativa entre a gestão e o design, um poderoso catalisador dentro das organizações, que estimula o pensamento criativo, o desenvolvimento das iniciativas e o trabalho das equipas, que querem gerar valor no contexto social. As transformações baseadas em princípios éticos e formas de estar mais ecológicas vão mudar a nossa forma de viver, promovendo o bem-estar pessoal, social e político no território deste projeto.
World Craft Council
As Aldeias do Xisto têm como objetivo preservar, valorizar e dignificar as profissões associadas ao craft, promovendo a inovação e a ampliação das suas áreas de atividades, de forma a combater a atual banalização do sector e o eminente risco de desaparecimento. O objetivo global é fazer das Aldeias do Xisto a “homeland” do craft português, um território vivo e criativo.
Esta afirmação da identidade das Aldeias do Xisto através do craft, valeu-lhe a admissão no World Craft Council, onde tem vindo a assumir um papel preponderante.