criar e aprender
As Aldeias do Xisto são um território de cruzamento e convergência, um laboratório vivo de experimentação onde se cria e se aprende.
xisto lab
aldeia escola
acolhimento artístico e científico
experimentação e inovação
planear visita bookinxisto
Apresentação
As raízes que interessa revelar no contexto das Aldeias do Xisto pertencem a uma vivência agroflorestal e comunitária ancestral, de profunda relação com a natureza intermediada pelo homem no contexto específico dos lugares. Algo que está muito para além da fantasia que hoje alguns chamam de “mundo rural” e que, ao contrário dela, não cristalizou no tempo ou numa ideia folclorizada, mas carrega um enorme potencial de experimentação, inovação, aprendizagem e de transformação dos caminhos de futuro para estes territórios e até para a sociedade em geral.
O território como um laboratório vivo
Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias do Xisto para criar valor social e económico no território. É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar, convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos este território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser. Isso só é possível se houver uma abertura contínua ao exterior e uma capacidade de oferecer experiências únicas e irreplicáveis com base naquilo que existe de mais distintivo: a identidade cultural.
Aldeia Escola
As aldeias são escolas, espaços de aprendizagem onde ainda se faz pão, queijo, hortas, azeite, muros, casas e onde toda a paisagem é um livro. As aldeias são um património cultural feito de pedras e pessoas, uma obra combinada entre o homem e a natureza onde é possível voltarmos a ser profundamente humanos, onde ainda é possível imaginar um futuro que troca o egocentrismo pelo ecocentrismo. A Aldeia Escola é um programa de animação, capacitação e formação integralmente dedicado à transmissão de conhecimento, de base local e tradicional, aproximando gerações e capacitando mais pessoas para viverem em territórios rurais. O objetivo é afirmar as Aldeias do Xisto como um destino para viver, investir e criar, através de um ecossistema inovador de permanente aprendizagem e de valorização do conhecimento e da sua partilha e estabelecendo as condições para o florescimento de um ambiente comunitário e intergeracional de entreajuda e apoio.
Craft+Design
As Aldeias do Xisto têm promovido uma cultura colaborativa entre o território, o design e o saber-fazer artesanal, através de projetos que envolvem ateliês de craft, universidades e designers. A trilogia Craft+Design+Identidade, com os projetos Água Musa, L4Craft e Agricultura Lusitana, são disso o exemplo paradigmático. Partindo duma imersão e inspiração no contexto dos lugares, criam-se objetos significantes da identidade cultural, dos valores do território e do espírito português. Estes objetos ilustram uma nova forma de viver, estar e ser, mais ecológica e regida por princípios éticos.
Experiências turísticas para criar e aprender
As Aldeias do Xisto estão a implementar uma série de experiências turísticas, de conteúdo pedagógico e experiencial, tendo em vista disseminar conhecimento que contribua para uma sociedade mais equilibrada, responsável e feliz. Relacionam técnicas e saberes locais com empreendedorismo e inovação, centrando-se nos valores, práticas e recursos dos meios rurais. Aproximam gerações e criam condições favoráveis para que as pessoas se adaptem, perdurem e transformem os contextos onde interagem. Para uma experiência de descoberta, sozinho ou em família, é possível reservar workshops de tecelagem, madeira, cerâmica e desenho, através da plataforma de reservas Bookinxisto, ou ainda outros relacionados com atividades científicas e ambientais de interpretação da flora e fauna do território, ou ainda ligados a atividades tradicionais das aldeias, como queijo tradicional de cabra e pão em forno a lenha. Entre muitos outros.