tejo-ocreza
É o grupo mais pequeno, mas com a maior distribuição territorial. Na paisagem sente-se já a proximidade com a planura alentejana.
4 aldeias do xisto
3 municípios
1 geoparque
abrir mapa
planear visita bookinxisto
Tipologia das aldeias
A unidade territorial Tejo-Ocreza é composta por quatro aldeias: Água Formosa, Figueira, Martim Branco e Sarzedas, esta última a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico. É a unidade com o menor número de aldeias, mas a que possui maior distribuição territorial e maior mescla de materiais construtivos, refletindo já a transição de paisagem entre a meseta ibérica e as terras baixas do Sul. Se em Água Formosa, apesar da presença do xisto, o material de construção predominante é o quartzito, em Sarzedas, por baixo dos rebocos pintados e casas de belo traçado e volumes grandiosos, que atestam a presença marcante da História, predomina o xisto e a taipa. Assim como em Martim Branco, que ainda inclui o seixo rolado da ribeira nas estruturas de alvenaria. Em Figueira, existe um padrão construtivo na utilização do xisto que a distingue: muitas ombreiras das portas são irregulares e, em alguns muros, constatamos um pouco comum assentamento vertical do xisto. Os quintais são delimitados por lajes de xisto espetadas na vertical.
Charme rural
Nestas quatro aldeias sente-se ainda de forma marcada a vivência rural. Recebe-nos o sossego, intercalado com o som da água por entre as pedras dos leitos das ribeiras. Os fornos a lenha ainda exalam o quente aroma do pão acabado de cozer e as evidências dos animais de quinta surpreendem ao longo do caminho. Na envolvência, as hortas bem cuidadas e os terrenos agrícolas amanhados atestam ainda a presença do saber fazer ligado à terra.
Geografia
Aqui a influência atlântica começa a perder predominância para a mediterrânica. É aqui também que as formações montanhosas perdem imponência e cedem o lugar à planura, lembrando que o Alentejo é já ali ao lado. Num terreno de variados relevos, ora altos ora baixos, ora estreitos ora largos, ora arredondados ora bicudos, é este tipo de paisagem, ora agreste ora meiga, ora nua ora arborizada, que define a unidade territorial Tejo-Ocreza.
Centro Geodésico de Portugal
É no território das Aldeias do Xisto, mais concretamente no concelho de Vila de Rei, que se encontra o ponto central do território continental português. Possui um espaço museológico, um parque de merendas e um miradouro.
Geopark Naturtejo
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional foi o primeiro geoparque português a integrar, em 2006, a Rede Internacional de Geoparques da UNESCO. Abrange 4616 km2, nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão.
No território das Aldeias do Xisto, existem quatro geomonumentos: