serra da lousã

Serra da Lousã

serra da lousã

A Serra da Lousã conjuga de forma única a vertente cultural e natural das Aldeias do Xisto. Aqui encontra-se quase metade das aldeias da rede. A sua paisagem proporciona inúmeras possibilidades de lazer.

Tipologia das Aldeias

É na serra da Lousã que se encontram quase metade das 27 Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal. São pequenas aldeias, muitas vezes escondidas pela rica vegetação que as envolve, onde predomina o xisto e o quartzito.

Mística, artística e ativa

A Serra da Lousã tem uma mística muito especial. O sobe e desce coberto de verde, tantas vezes envolvido por neblina, confere-lhe uma aura de magia e mistério que, a juntar ao dinamismo criativo, artístico, cultural e desportivo, têm vindo a atrair cada vez mais pessoas a esta região. É casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros. É atravessada por inúmeros trilhos pedestres/BTT e por caminhos que nos levam ao St. António da Neve, ao Alto do Trevim, ao Castelo da Lousã ou à Sra. da Piedade… não esquecendo as praias fluviais.

Geografia

Juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, a Serra da Lousã forma o mais imponente dos alinhamentos montanhosos de Portugal: a Cordilheira Central, situando-se na sua extremidade sudoeste. Sendo fundamentalmente xistosa e pré-câmbrica é, portanto, geologicamente muito antiga. Estas Serras fazem também a separação das bacias hidrográficas do Mondego e do Tejo. A Serra da Lousã abrange os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Penela. Apresenta declives abruptos para as terras quase planas que se estendem a noroeste. É profundamente sulcada pelas linhas de água, de que se destacam, a norte, a Ribeira de Pena, a noroeste, a Ribeira de S. João, a sul, a Ribeira de Pera e a Ribeira de Alge. A este sobressai a crista quartzítica dos Penedos de Góis. Mas o seu ponto mais elevado é o Alto do Trevim, a 1204 m.

Rede Natura 2000

A Serra da Lousã integra a Rede Natura 2000, cuja finalidade é assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa. Com os seus 15.158 hectares, abrange os cumes aplanados da Serra da Lousã, a formação quartzítica dos Penedos de Góis (1048 m) e a Mata do Sobral, uma área de sobreiral a norte, na Serra de Sacões. Abrange a parte mais elevada dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã e Miranda do Corvo.

Fauna e Flora

Com uma acidentada orografia e variantes climáticas, a vegetação é muito diversificada. A azinheira ocorre nas zonas mais altas, ensolaradas e secas, o sobreiro nas zonas mais soalheiras e os castanheiros e carvalhos nas zonas mais húmidas e frias. Às linhas de água profundamente encaixadas estão associados habitats bem conservados, destacando-se as comunidades de Azereiro e de Azevinho, de carácter reliquial, com grande importância para certas espécies de fauna. A ciência indica que a Salamandra-lusitânica teve aqui o seu berço. Aqui também ocorre uma população muito significativa de veado e de corço.

Cogumelo de Capuz

explorar

restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
restauração
Safra Restaurante
Safra Restaurante
restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima

próximos eventos

evento
Festival Gastronómico da Salada de Almeirão
Festival Gastronómico da Salada de Almeirão
10 jan 2025 - 25 jan 2025, 12:00
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
10 jan 2025 - 05 dez 2025, 20:30
Talasnal
evento
Workshop Construção de Fornos Rudimentares
Workshop Construção de Fornos Rudimentares
24 jan 2025 - 26 jan 2025, 10:00
Cerdeira