serra do açor

Serra do Açor

serra do açor

É aqui que melhor se sente o encapelado mar de montanhas, tão característico do território das Aldeias do Xisto. A luxuriante e delicada Paisagem Protegida da Serra do Açor lembra-nos como era a floresta primitiva em Portugal.

Tipologia das Aldeias

A unidade territorial da Serra do Açor é um grupo constituído por aldeias em que o material dominante é o xisto, embora muitas construções se encontrem rebocadas. Algumas utilizam o granito nos vãos de portas e janelas. Todas as aldeias são sedes de freguesia. É nesta parte do território que encontra Benfeita, a única aldeia que exalta a paz com uma torre, um sino e um relógio; ou Vila Cova de Alva, a Aldeia do Xisto com o maior conjunto monumental. Aldeia das Dez, Fajão e Sobral de São Miguel completam o conjunto.

Um curiosíssimo ouriçado de montanhas

Já em 1896, o Visconde Sanches de Frias descrevia a Serra do Açor como um “curiosíssimo ouriçado de montanhas convergentes, formando uma região de um acidentado excepcional, onde será difícil encontrar um kilómetro de planura.” É na travessia destas serranias do Açor que melhor se sente o encapelado mar de montanhas a perder de vista que tão bem caracteriza o território das Aldeias do Xisto. Ao longe, encaixadas a meia encosta, o branco pontilhado das aldeias sobressai no enrugado castanho e verde da paisagem. A vida emerge e persiste pela mão sábia das pessoas, que souberam ler e moldar a paisagem para a sua subsistência. Uma incrível e transcendente sensação de solidez moldada pelo tempo invade todos os sentidos. E, se nos deixarmos ficar para a noite, em dias de Lua Nova, acende-se um céu estrelado como raramente será possível apreciar.

Geografia

A Serra do Açor - a quinta serra mais alta de Portugal continental - constitui o quadrante norte do território das Aldeias do Xisto, assegurando a continuidade da Cordilheira Central, a partir da Serra da Estrela. Nas suas cumeadas, torres eólicas geram eletricidade que chega a todo o País. É a mãe do Rio Ceira, que parte dos seus cumes à procura do Mondego, que só encontra à entrada de Coimbra. Mas também dá um fortíssimo contributo para os caudais do Zêzere e do Alva. Esta é a formação montanhosa em xisto que atinge a maior altitude no território continental português: o Pico da Cebola, a 1438 metros de altitude. A Serra do Açor tem ainda outros pontos de grande elevação, dos quais se destacam o Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de São Pedro (1341 m), no Alto Ceira, e o Cabeço do Gondufo (1342 m de altitude).

Paisagem Protegida

A Serra do Açor foi classificada como Área Protegida em 1982. Nos seus 382 hectares abrange dois pontos de particular interesse: a Mata da Margaraça, que faz parte da rede europeia de reservas biogenéticas, e a Fraga da Pena. A vegetação luxuriante destas encostas xistosas é um dos raros exemplos do coberto vegetal primitivo das serranias do centro de Portugal, que subsistiu até aos nossos dias. Devido à sua pequena dimensão e carácter de insularidade é um sistema muito vulnerável. São muitas as ribeiras que nascem na Serra do Açor e por toda a parte é possível ouvir o som da água a correr e encontrar pequenas lagoas ou praias fluviais.

Flora

Aqui ocorre o limite Sul da área de distribuição de uma planta rara: o Narcissus asturiensis. É nesta serra que a Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) tem aparecido nos invernos dos últimos anos. E é esta a serra que alberga mais de metade da população mundial de uma espécie arbórea, o Azereiro, que tem na Mata da Margaraça a maior população mundial da espécie concentrada num só local.

Fauna

Da fauna local destaca-se o açor, a ave de rapina que deu nome à Serra e é símbolo da Área de Paisagem Protegida. Convive com outras aves, como a coruja-do-mato e o gavião. Encontram-se também vários mamíferos, como o javali e a gineta, e uma grande diversidade de invertebrados, em que se destacam cerca de 240 espécies de borboletas. A riqueza hídrica desta área suporta a presença de numerosos anfíbios e répteis, assim como um conjunto significativo de pássaros e pequenos mamíferos, onde se incluem os morcegos.

Lirio Martagão
Lilium martagon

explorar

restauração
Sabores da Aldeia
Sabores da Aldeia
restauração
Ponte Velha
Ponte Velha
Sertã
restauração
Casa Ti'Augusta
Casa Ti'Augusta
Figueira

próximos eventos

evento
Semana da Chanfana - Vila Nova de Poiares
Semana da Chanfana - Vila Nova de Poiares
10 jan 2025 - 20 jan 2025, 12:00
evento
Festival Gastronómico da Salada de Almeirão
Festival Gastronómico da Salada de Almeirão
10 jan 2025 - 25 jan 2025, 12:00
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
10 jan 2025 - 05 dez 2025, 20:30
Talasnal