O XJazz- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto leva Émile Parisien (saxofone soprano) e Roberto Negro (piano) até à Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel, a 14 de julho, às 21h30.
São dois jovens músicos, mas que são já figuras de proa do jazz europeu. A crítica do país natal destes músicos não poupa nas palavras. De Negro diz tratar-se de “um pianista habitado pela poesia” (Michel Contat, em Telerama) e Parisien surge como a mais prometedora esperança do jazz dos últimos tempos (Francis Marmande, em Le Monde).
A música de Parisien e Negro tem todos os ingredientes para ser celebrada não só pela crítica, mas também pelo público, mesmo aquele que não é conhecedor dos cânones do jazz e da música clássica.
Ambos pretendem ser veículos de uma música sem fronteiras, que recolhe influências eruditas e tradicionais.
A colaboração entre os dois teve início em 2015, na sequência do trabalho do piano em torno da composição de György Ligeti, intitulada Métamorphoses Nocturnes.
De lá para cá começaram a trabalhar juntos em muitos contextos e a música que apresentam hoje em dia em duo reflete essa espantosa cumplicidade e uma energia inesgotável que torna os seus concertos um festim também para olhos, sendo quase possível ver as notas a sair dos seus instrumentos.
Reserve a sua estadia em bookinxisto.com.