Do ponto mais alto de Portugal Continental até ao Oceano Atlântico ou 303 km em 74 horas. É este o desafio a superar na Terra de Gigantes Ultramarathon, uma inicitiava da Horizontes, que decorre de 16 a 19 de janeiro.
A partida está marcada para dia 16 de janeiro, às 11h00, na Torre, Serra da Estrela. A partir daqui, os corredores têm 74 horas para chegarem à Nazaré, onde acontece a cerimónia de consagração, no dia 19 de janeiro, pelas 14h30.
As Aldeias do Xisto de Fajão, Pampilhosa da Serra, e Talasnal, Lousã, recebem duas das bases de apoio, locais onde é fornecida comida, bebida, conforto e apoio médico. Em Fajão, o movimento maior deverá ocorrer durante a noite e madrugada dos dias 16 e 17, junto à antiga escola. No Talasnal, a movimentação será especialmente no dia 17, nos arredores da Casa do Caminheiro.
Também na Aldeia Histórica de Piódão e em Ribeira de Cima estão instaladas duas bases de apoio. A maior movimentação está prevista para a noite de dia 16 e ao longo do dia 17, respetivamente.
A movimentação dos corredores pode ser seguida através da web, em tempo real. A ligação para a plataforma de seguimento estará disponível na véspera do evento nas redes sociais Instagram e Facebook. Pode ainda consultar toda a informação sobre a prova AQUI.
Sugestões da organização
Os corredores irão passar dia e noite, por várias horas, muito desfasados. Por questões de segurança, sugere-se que os animais de estimação, sobretudo cães, sejam resguardados, de modo a que não se assustem com os visitantes.
Sair à rua, apoiar, oferecer um copo de água, uma laranja, um bocado de pão ou só, e apenas, dois dedos de conversa são ajudas muito grandes.
50 participantes de 21 nacionalidades
Este ano, a Terra de Gigantes Ultramarathon conta com o dobro de participantes e nacionalidades. Os estrangeiros são já 70% dos 50 inscritos, representando 21 nacionalidades.