As Aldeias do Xisto marcam presença na exposição fotográfica "25 anos & 25 projetos”, com o projeto Rede do Património do Xisto. Com inauguração marcada para 9 de outubro, às 10h00, na estação de metro da Alameda, em Lisboa, a mostra assinala os 25 anos da entrada em vigor do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu, assinado no Porto a 2 de maio de 1992, entre os Estados-Membros da União Europeia e os países da Zona Europeia de Comércio Livre. Desde 1994, decorreram quatro Mecanismos Financeiros do Espaço Económico Europeu (MFEEE), também designados por EEA Grants, estando Portugal a beneficiar, atualmente, do quinto Mecanismo (2014-2021). Esta exposição, patente até 9 de novembro, é promovida pela Unidade Nacional de Gestão do MFEEE, que atua como Ponto Focal Nacional para os EEA Grants em Portugal.
Abrangido pelo segundo mecanismo (2009-2014), o projeto internacional Rede do Património do Xisto decorreu no âmbito de uma parceria entre a Rede das Aldeias do Xisto e o Museu de Røros, uma cidade na Noruega classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. O projeto baseou-se numa transferência de conhecimentos entre os artesãos noruegueses e portugueses, no contexto de obras de recuperação de edifícios nas Aldeias do Xisto, de acordo com a metodologia de preservação do património implementada em Røros.
Estas obras de conservação no património edificado da Rede das Aldeias do Xisto contribuíram positivamente para o processo de melhoria da qualidade de vida das populações locais e de reforço da identidade local, tendo em vista a afirmação de um destino turístico de excelência no panorama europeu.
Os workshops de conservação e reparação das construções tradicionais incidiram essencialmente nos materiais locais, a pedra de xisto e a madeira, proporcionando uma troca de saberes e de boas práticas em operações de conservação e reparação do património cultural em ambiente rural. No total, realizaram-se intervenções em 80 edifícios.
A estação de metro da Alameda é uma escolha simbólica, na medida em foi um dos primeiros projetos financiados pelos EEA Grants Portugal.
EEA GRANTS
Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado na cidade do Porto em maio de 1992, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.
Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são:
- Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu
- Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.