A luz do Natal Serrano volta a acender-se de 11 a 22 de dezembro. São 11 dias de celebração, em torno de uma atmosfera singular que recupera a magia e a tradição da quadra natalícia.
Nesta edição há várias novidades, mas a alma e a essência do evento permanece intocável. Zé Amaro (dia 13), Quim Barreiros (dia 14), Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (dia 20) e Sons do Minho (dia 21) são alguns dos protagonistas no Largo das Festas – zona dedicada a concertos e atuações que este ano cresce de dimensão -, mas o programa de animação é complementado por artistas locais, ranchos folclóricos, animação itinerante, num total de mais de 30 espetáculos previstos ao longo do evento. Diz a história e o coração que o concerto de encerramento do Natal Serrano tem a batuta do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense e, nesta edição, a tradição vai manter-se.
O Festival da Filhó Espichada volta também a ser um “cabeça de cartaz” permanente do Natal Serrano, contando com a colaboração de sempre das 8 juntas de freguesia do concelho e cerca de 100 voluntários/as que se preparam “fazer a festa” e confecionar uma das mais aclamadas iguarias da Região. As receitas revertem a favor da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.
Este ano, a Eira da Brincadeira ganha mais destaque e “salta” para outra área do recinto. Através de uma passagem interna (coberta), com ligação a partir do Festival da Filhó Espichada, é possível aceder a este pequeno mundo em que os sorrisos das crianças se constroem com desafios e experiências criativas, mas sem novas tecnologias. Como se não bastasse, nesta edição há uma surpresa especial: uma pista de gelo que promete entusiasmar sobretudo os/as mais pequenos/as e proporcionar-lhes momentos memoráveis e de plena alegria.
As petisqueiras do Grupo Desportivo Pampilhosense e dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e duas tasquinhas, uma das quais dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, são responsáveis por dar um tempero especial à celebração, com os habituais petiscos tradicionais e pratos, como a irresistível tibornada de bacalhau. Perto, no Cantinho da Merenda, é ainda possível “saborear a Região” e encontrar saborosos complementos gastronómicos, como queijos e enchidos, doçaria variada, salgados, aperitivos ou licores.
Outra das grandes novidades do Natal Serrano 2024 é o espetáculo multimédia “Pampilhosa da Serra, do Natal e do Mundo”, que será apresentado 5 vezes ao longo do certame, nomeadamente nos dias 11, 13, 14, 20 e 21 de dezembro. Trata-se de uma “viagem” de descoberta das celebrações natalícias em vários pontos do mundo, que conta com o envolvimento de associações e voluntários Pampilhosenses.
Conheça o programa completo nos ficheiros relacionados e adquira AQUI os seus bilhetes.
Concurso “Natal Serrano à Luz da Vila”
A Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra quer dar mais luz e encanto à vila da Pampilhosa da Serra e lançou um concurso para incentivar à decoração luminosa de habitações, instituições e espaços comerciais.
Com a iniciativa “Natal Serrano à Luz da Vila”, a Associação está a ceder gratuitamente conjuntos de luzes à população da sede de concelho, sendo que a decoração mais original em cada uma das categorias – casas, comércio e instituições -, ganha um prémio de 1000€.
Para avaliação dos “trabalhos” a concurso, que devem ter visibilidade para o exterior, serão analisados os seguintes critérios: originalidade e criatividade; iluminação e visibilidade; materiais utilizados na execução e harmonia e estética do conjunto. Podem ser utilizados quaisquer materiais no processo criativo
Planeie a sua estadia em bookinxisto.com.