"A inspiração existe mas tem de te encontrar a trabalhar!", dizia Pablo Picasso., E é mesmo assim, sem as mãos na massa nada acontece. Por isso, com a chegada da Primavera começa o ano artístico na Cerdeira.
Venham a aprender connosco novas técnicas e abordagens para materializar as vossas ideias e os vossos sonhos!
PROGRAMA
- Técnicas básicas de talha em madeira
- Técnicas de acabamentos
- Noções de manutenção de ferramentas e segurança no trabalho
- Ver e pensar de forma criativa
A talha/escultura em madeira, e especialmente o baixo relevo tradicionalmente relacionado com a arte sacra ou à marcenaria na fabricação de móveis, pode, e deve, ir também por outros caminhos, novos projectos e conteúdos, sejam eles figurativos ou abstractos, simples ou em associação com outros materiais ou cores.
Trabalhar madeira é um constante diálogo entre o artista e a matéria-prima que, devido às suas características, não deixa impor com facilidade as nossas ideias - exige comunicação, compromisso, sensibilidade e técnica.
A madeira de castanho (castanea sativa) será a nossa principal matéria-prima – uma madeira autóctone, densa, de crescimento lento, resistente e duradoura, bonita e homogénea.
Este curso é uma abordagem criativa à talha em madeira como meio de expressão pessoal e artístico. Após uma introdução às técnicas e matérias-primas, cada participante elaborará o seu próprio projecto, acompanhado e apoiado a par e passo pelo formador, num ambiente de amizade, cooperação e entreajuda entre todos os participantes.
Nascerão peças inspiradas pela sua estadia e vivência neste lugar tão especial ou projectos que sonhou realizar já há muito - baixos relevos ou pequenas esculturas que nos contam histórias.
No final do curso levará para casa uma peça especial, fruto desse diálogo, da sua criatividade e da aprendizagem que este curso lhe proporcionou.