O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto no dia 16 de abril, data em que se realiza a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia, e que determinará o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Este ano, o percurso liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, no concelho de Pedrógão Grande, e Aigra Nova, no concelho de Góis. A partida simbólica está marcada para as 12h00, na rua da Praia Fluvial. Participam 17 equipas profissionais, num total de 120 atletas.
São estas as formações em competição:
- ABTF BETÃO / FEIRENSE
- AP HOTELS & RESORTS / TAVIRA / SC FARENSE
- KELLY / SIMOLDES / UDO
- EFAPEL CYCLING
- GLASSDRIVE / Q8 / ANICOLOR
- CREDIBOM / LA ALUMÍNIOS / MARCOS CAR
- AVILUDO - LOULETANO - LOULÉ CONCELHO
- TAVFER / OVOS MATINADOS / MORTÁGUA
- ACDC TROFA
- ÓBIDOS Cycling Team
- MAIA
- JVperfis Windmob
- SANTA MARIA DA FEIRA / SEGMENTO D'ÉPOCA / REOL
- CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com
- FONTE NOVA - FELGUEIRAS
- PORMINHO TEAM SUB23
A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português. No total, os ciclistas percorrem cerca de 150 km e disputam 3 prémios de montanha. O terreno sempre ondulado da região vai conduzir os corredores do Zêzere à serra da Lousã, passando também nas proximidades das aldeias de Pedrogão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal, Comareira. Nos ficheiros relacionados, pode consultar o mapa e o perfil do percurso.
A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin' Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.
Em 2017, a Clássica Aldeias do Xisto ligou a Barroca, no concelho do Fundão, à Cerdeira, concelho da Lousã. Em 2018, a partida deu-se em Álvaro, Oleiros, e a chegada foi em Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital. Em 2019, teve início em Pedrógão Pequeno, Sertã, e terminou no Gondramaz, Miranda do Corvo. Depois de um interregno, em 2021, o percurso ligou as aldeias de Benfeita, Arganil, a Fajão, Pampilhosa da Serra. A última edição ligou Sobral de São Miguel, na Covilhã, a Ferraria de São João, em Penela.
São percursos longos e exigentes, mas sempre rodeados pelas belíssimas paisagens que caracterizam as Aldeias do Xisto.
Enquanto aguarda pela edição deste ano, conheça as histórias que marcaram as edições de 2018 e 2019.