natureza ativa
Correr, pedalar, remar ou escalar. Nas Aldeias do Xisto há um desafio para testar qualquer limite. Sempre em profundo contacto com a natureza.
50 caminhos do xisto
8 centros cyclin’ portugal
5 subidas épicas
1 grande rota do zêzere
1 centro de trail running
1 via ferrata e 3 vias de escalada
abrir mapa
todas as experiências myxistotrails
Desafio e superação
As Aldeias do Xisto são a porta de entrada para uma variada oferta de turismo e lazer em contacto com a natureza e com a cultura do território. Esta paisagem única em Portugal serve de cenário a algumas das melhores infraestruturas do país para a prática de turismo ativo, desde o ciclismo ao trail running, passando pela canoagem e pela escalada. A cultura de “desporto para todos”, a qualidade dos equipamentos, da informação e também do serviço prestado pelos parceiros da rede, permitem a prática de várias modalidades, tanto por amadores como por atletas profissionais. Se quer testar os seus limites e superar-se há um desafio à sua espera nas Aldeias do Xisto.
A Pé
São centenas os quilómetros de trilhos que atravessam as Aldeias do Xisto e se embrenham na sua natureza e cultura. Os Caminhos do Xisto são percursos pedestres de pequena rota, em regra circulares, partindo e chegando ao mesmo ponto nas aldeias. São todos devidamente homologados, apresentam diferentes níveis de dificuldade e são apoiados por sinalética técnica e interpretativa. Podem ser percorridos em autonomia, individualmente se quiser testar os seus limites físicos, ou relaxadamente na companhia de família ou amigos.
Em bicicleta
As Aldeias do Xisto foram o primeiro destino Cyclin’ Portugal do País. Com uma elevada cultura ligada à prática das diversas modalidades do ciclismo, seja de competição ou de lazer, cruzam a paisagem de características ideais, com infraestruturas de qualidade, eventos nacionais e internacionais de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos aos amantes da modalidade. São dezenas de trilhos devidamente sinalizados, com vários níveis de dificuldade, apoiados por uma rede de centros de BTT e alojamentos Bikotel especializados no acolhimento de ciclistas. Aqui pode desafiar toda a sua destreza e resistência em trilhos off-road, em subidas épicas que rementem para as etapas de montanha das mais míticas provas mundiais, em vertiginosas descidas downhill, ou em estradas por onde já rolaram competições oficiais. Saiba mais no link em baixo.
GRZ- Grande Rota do Zêzere
Com 370 km de extensão, a Grande Rota do Zêzere acompanha o rio da nascente, no Covão d’Ametade, até à foz, em Constância, percorrendo, ao longo de 13 concelhos, uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. Projetado para ser multimodal, o percurso da GRZ, que o leva a atravessar importantes marcas nacionais, como a Serra da Estrela, Aldeias do Xisto, Castelo de Bode e Rio Tejo, pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua ou encadeada. Saiba mais no link em baixo.
Trail Running
O Centro de Estágio de Trail Running das Aldeias do Xisto, em Vila Nova (Miranda do Corvo), disponibiliza um conjunto de percursos marcados por todo o concelho, onde o contacto com a Serra da Lousã e as gentes locais é privilegiado. No total, são 90km de trilhos com 4 níveis de dificuldades. É também em Miranda do Corvo que encontra a Abutres Trail Running School, o primeiro projeto de formação em Trail Running em Portugal. O Campeonato do Mundo de Trail Running, o UTAX, o Trilhos dos Abutres, o Louzantrail, ou o Benfeita Trail são alguns dos eventos que têm vindo a mostrar o potencial deste território para a prática da modalidade.