A Casa do Saber Fazer de Sobral de São Miguel divulga e valoriza o vasto património cultural da freguesia.
A Casa do Saber Fazer de Sobral de São Miguel é um ponto de encontro intergeracional, um espaço onde se partilha, ensina e aprende. Uma verdadeira escola cujo principal propósito é divulgar o vasto património cultural e valorizar a entidade da freguesia. É neste contexto que a Casa do Saber Fazer acolhe diversas iniciativas e promove oficinas em torno dos produtos que são a imagem de marca desta região. Eis as propostas:
Oficina do Pão
Do pão à broa, passando pela “Pica de Cebola e Bacalhau” ao pão com chouriço. Esta é a arte do saber fazer: aprender, valorizar e divulgar. Este é o objetivo desta oficina, mantendo vivo o património gastronómico, cultural e imaterial.
Oficina do Xisto
Na Oficina do Xisto, promove-se o contacto com a matéria-prima, o xisto, ensinando os princípios básico de como é trabalhada a pedra. Esta atividade estimula a imaginação, a criatividade e motricidade fina.
Oficina da Rodilha
Esta oficina tem como objetivo ensinar a fazer a rodilha, um objeto pouco conhecido e que se tem perdido no tempo, e qual a sua função. Outrora, era um objeto indispensável no dia a dia da aldeia. Hoje é, sem dúvida, um símbolo da cultura portuguesa.
Oficina da Vassoura de Giestas
Pode parecer uma simples vassoura, para muitos sem grande valor, mas a realidade é que já existia nos tempos medievais e fez parte de todos os lares sobralenses. É feita com ramos de giesta e hoje pode ser uma opção sustentável, eficiente e ergonómica. Faz parte da memória individual e coletiva da aldeia.
A Casa do Saber Fazer acolhe ainda a Loja Aldeias do Xisto, onde pode adquirir alguns dos mais icónicos produtos locais e regionais.
Horário
- Segunda a sexta: 09h30 - 12h30 | 13h30 - 17h00
- Sábado: 13h30 - 17h00
- Domingo: sob marcação