Mais de uma centena de pessoas juntaram-se, na noite de 11 de agosto, na Dome do Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra, para assistir a um dos fenómenos mais fascinantes do ano.
A olho nu ou com mais detalhe nos telescópios, os visitantes observaram “chuvas de meteoros” (perseidas), estrelas cadentes, constelações e a lua. A experiência astronómica tornou-se ainda mais empolgante à boleia de uma viagem celestial conduzida pelo astrónomo e comunicador de ciência, José Matos, que apresentou o céu como “um livro de história povoado de criaturas fantásticas”.
A iniciativa, que incluiu um workshop de telescópios digitais durante a tarde, integra o calendário de verão da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto e do Município de Pampilhosa da Serra. A programação dá protagonismo ao céu escuro, um recurso diferenciador nesta região, e ao Geoscope procurando levar os participantes ao céu sem tirar os pés da terra. Entre as propostas, há sessões de observação, workshops, passeio de canoa debaixo de estrelas ou concertos.
Reconhecendo as excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu das Aldeias do Xisto, a Fundação Starlight atribuiu a este território a certificação Destino Turístico Starlight. Resguardada da iluminação das grandes cidades pelas serras da Lousã e do Açor, Pampilhosa da Serra está no epicentro desta certificação e a Aldeia do Xisto de Fajão situa-se na sua zona mais escura.
O projeto Geoscope, inaugurado no final de junho, pretende transformar as condições de excelência para a observação do céu noturno, numa “constelação” de novas ideias, oportunidades e produtos turísticos, científicos e educacionais.