A Casa da Cultura de Góis acolheu, no dia 16 de novembro, a apresentação e lançamento do projeto “METAMÓRṖHOSIS”, que inclui um documentário de António Luís Moreira, um livro da autoria de Carmen Serejo e conta com a participação de Jorge Velhote.
O projeto conta a história de três mulheres, Elsa Claro, Lurdes Claro e Maria do Céu, que vivem em três Aldeias do Xisto do concelho de Góis - Aigra Velha, Aigra Nova e Comareira – e também de um homem, Aires Joaquim, que conheceu todos os caminhos para chegar ao cimo da montanha e às estrelas.
O documentário debruça-se sobre a história das três aldeias serranas vizinhas, ao longo de quase um século, propondo “uma reflexão sobre como a autoestima individual e a consciencialização histórica permitem ultrapassar discursos de fatalidade e determinam o nosso futuro”. Já o livro é, essencialmente “uma reflexão sobre a existência, a incerteza e a resiliência”.
O luto, o desgosto e a tristeza, assim como a centralidade para a condição humana, a fragilidade da vida e a importância de preservar o mundo natural são as temáticas em foco.
Pode assistir ao trailer do documentário AQUI.