Foi na presença de mais de uma centena de pessoas que a edição de 2024 do XJazz – Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto chegou ao fim. Gondramaz foi o cenário mágico que acolheu Marcelo dos Reis, na guitarra, Miguel Falcão, no contrabaixo e Luís Filipe Silva, na bateria.
Integrado na programação dos Serões do Gondramaz, o espetáculo serviu para apresentar “Flora”, um trabalho que cruza vários géneros e os trajetos distintos de cada um dos elementos do trio que subiu ao palco.
Eis como, em entrevista à jazz.pt, o músico descreve o disco: “tornou-se num projeto central na minha visão, pois permite-me experimentar e juntar uma série de abordagens que me dão especial prazer em compor e tocar ao vivo. É uma banda com um grande power e intensidade ao vivo, e das dezenas de concertos que já fiz com o trio, a música tem sofrido muitas mutações, e a rodagem do grupo está super oleada. Já a preparar música nova para o novo disco e sempre com um brilho especial para o futuro da banda”.
Esta não é a primeira vez que Marcelo dos Reis deixa a sua marca no XJazz. Em 2012, integrou o grupo de 17 músicos envolvidos numa residência artística dirigida por Evan Parker. Deste encontro, que aconteceu na Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno, resultou o disco “A Schist Story”, editado pela JACC Records em 2023, assinalando o 10.º aniversário do XJazz.
Como já é habitual, esta iniciativa desenvolvida pela ADXTUR em parceira com o Jazz ao Centro Clube, procura reforçar os atributos e valores das Aldeias do Xisto enquanto marca que acolhe a experimentação e a inovação, afirmando-a como um ponto de interseção daquilo que une os homens a si mesmos, aos lugares, à arte e à natureza.