O Município da Sertã e o movimento associativo do concelho, apresentam “A Dois Passos do Paraíso”, um Festival de Caminhadas que, de março a junho, coloca todos a caminhar pelas rotas pedestres sinalizadas do concelho. As caminhadas acontecem duas vezes por mês e são temáticas, contando com guias especializados – ornitólogos, historiadores, naturopatas, biólogos, entre outros – e, em algumas situações, com demonstrações e representação de atividades que dão o mote a cada uma.
A iniciativa arranca já a 16 de março, com uma caminhada em Pedrógão Pequeno, sob o tema "Sentir Pedrógão Pequeno". Segue-se, no dia 30 de março, uma viagem ao "Rural e Ruralidade de outrora" no Amioso. No mês de abril, a dia 6, é a vez de a Associação do Maxial e a Associação das Pombas mostrarem a "Rota dos dois encantos" e, no dia 13, redescobrem-se "Os Saberes Ancestrais" na Cumeada. As caminhadas do mês de maio arrancam a dia 11, com o percurso "Contemplar o Zêzere", dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa dos Lugares Unidos à Quintã. A 25 de maio, a Associação do Mourisco revela o "Trilho do Castelo". A 8 de junho, o Troviscal dá a conhecer a "Estação da Biodiversidade". A primeira edição deste certame encerra-se com a "Viagem à Pré-História: visita à arte rupestre", na localidade de Figueiredo.
As inscrições para cada uma das caminhadas, que se iniciam sempre às 09h00, devem ser feitas junto das associações promotoras: os valores variam entre os 5€, para crianças dos 6 aos 10 anos, e 10€ a partir dessa idade.
Conheça o programa completo, aceda à ficha de inscrição e consulte as Normas de Participação AQUI.